PARALELO DA ESCRAVIDÃO

09/02/2012

DEVARIM / DEUTERONÔMIO 28:68 – O PARALELO ENTRE O PRIMEIRO CATIVEIRO, NO EGITO, E O ÚLTIMO CATIVEIRO NA AMÉRICA

SHEMOT / ÊXODO 1:14 – “E LHES FIZERAM AMARGAR A VIDA COM DURA SERVIDÃO, EM BARRO, E EM TIJOLOS, E COM TODO O TRABALHO NO CAMPO COM TODO O SERVIÇO EM QUE NA TIRANIA OS SERVIAM”.

ESCRAVIDÃO NO EGITO

UMA DAS TAREFAS REALIZADAS PELOS ISRAELITAS EM CATIVEIRO ERA A CONFECÇÃO DE TIJOLOS. ANALISANDO A FIGURA ACIMA, NA ESQUERDA, A ÁGUA É UTILIZADA PARA UMEDECER O BARRO. EM SEGUIDA, ELE É AMASSADO E DEPOIS (CENTRO) DOIS HOMENS ESTÃO FAZENDO TIJOLOS EM MOLDES. FINALMENTE, OS TIJOLOS SÃO COLOCADOS PARA SECAR. NA PARTE INFERIOR DO PAINEL, O TEMPLO ESTÁ SENDO CONSTRUÍDO COM OS TIJOLOS NOVOS.

YIRMEIYAHU / JEREMIAS 2:14 – “ACASO, É YISRAEL ESCRAVO OU SERVO NASCIDO EM CASA? POR QUE, POIS, VEIO A SER PRESA?”

ESCRAVIDÃO NA AMÉRICA

A IMAGEM ACIMA É UMA CENA DO FILME RAÍZES QUE MOSTRA OS ESCRAVOS TRABALHANDO EM UM CAMPO NO SUL DOS EUA. ESTA É UMA DAS TAREFAS EXTENUANTES QUE MUITOS ESCRAVOS TINHAM DE FAZER DURANTE A ÚLTIMA ESCRAVIDÃO NAS AMÉRICAS. ELES, FREQUENTEMENTE, COMEÇAVAM A TRABALHAR ANTES DO SOL NASCER E TERMINAVAM APÓS O SOL SE PÔR. NO BRASIL, UMA DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DOS ESCRAVOS ERA A AGRICULTURA, ESPECIALMENTE A PRODUÇÃO DO CAFÉ, AÇÚCAR, ALGODÃO E TABACO.

O QUE VOU FAZER, NESTE POST, É MOSTRAR O PARALELO ENTRE O ANTIGO CATIVEIRO EGÍPCIO E O ATUAL CATIVEIRO AMERICANO. AS SEMELHANÇAS, COMO VOCÊ VAI VER, SÃO INEGÁVEIS.

A HISTÓRIA DA NAÇÃO ISRAELITA COMEÇOU NA TERRA DE CHAM (CAM), QUE ERA MITSRAYIM (O ANTIGO EGITO). YISRAEL PASSOU 430 ANOS NO EGITO. QUANDO CHEGARAM AO EGITO ERAM 70 PESSOAS (INCLUINDO JOSEPH E SUA FAMÍLIA) E QUANDO SAÍRAM, SOMAVAM MAIS DE UM MILHÃO DE PESSOAS. A HISTÓRIA DE YISRAEL NO EGÍTO COMEÇOU COM YOSEPH (JOSÉ).ELE ERA UM DOS DOZE FILHOS DE YA’AQOV. OS ISMAELITAS VENDEREM YOSEPH (JOSÉ) PARA O EGITO COMO ESCRAVO. ELE FOI O PRIMEIRO ISRAELITA A ENTRAR EM CATIVEIRO NO EGITO. SE YOSEPH NÃO TIVESSE SIDO VENDIDO À ESCRAVIDÃO DO EGITO A HISTÓRIA ISRAELITA, NO EGITO, NÃO TERIA SIDO A MESMA QUE NÓS CONHECEMOS HOJE. AGORA VAMOS COMEÇAR A OLHAR PARA O PARALELO INEGÁVEL ENTRE O PRIMEIRO CATIVEIRO DOS HEBREUS NO EGITO, E SEU ÚLTIMO E LONGO CATIVEIRO NA AMÉRICA. VAMOS COMEÇAR PELAS PROFECIAS DE DEVARIM / DEUTERONÔMIO 28, QUE AFIRMA:

DEVARIM / DEUTERONÔMIO 28:68 – “E YHWH TE FARÁ VOLTAR AO EGITO EM NAVIOS, PELO CAMINHO DE QUE TE DISSE: NUNCA MAIS O VERÁS, SEREIS ALI OFERECIDOS PARA VENDA COMO ESCRAVOS E ESCRAVAS AOS VOSSOS INIMIGOS, MAS NÃO HAVERÁ QUEM OS COMPRE”.

TENHO MOSTRADO COMO ESSA MALDIÇÃO SE IDENTIFICA COM YISRAEL NAS AMÉRICAS (VER O ESTUDO DEUTERONÔMIO 28). MAS PRESTE ATENÇÃO AO INÍCIO DESTE VERSO. ELE DIZ QUE YAH FARÁ YISRAEL VOLTAR AO EGITO EM NAVIOS. ESTA PROFECIA FOI DITA AOS ISRAELITAS QUANDO FORAM LIBERTADOS DO CATIVEIRO EGÍPCIO FÍSICO. OS ISRAELITAS SAÍRAM DO EGITO EM TERRA SECA E FORAM ATÉ YISRAEL CAMINHANDO PORQUE, DURANTE OS TEMPOS BÍBLICOS (ATÉ A ESCAVAÇÃO DO CANAL DE SUEZ, EM 1865), YISRAEL E EGITO ERAM UMA MASSA DE TERRA CONTÍNUA. ENTÃO, POR QUE YAH DISSE QUE OS FARIA VOLTAR AO EGITO EM NAVIOS? SIMPLES: YAH IRIA ENVIAR YISRAEL A UM CATIVEIRO SEMELHANTE AO CATIVEIRO DO EGITO, DE ONDE TINHAM ACABADO DE SAIR, MAS DESTA VEZ ELES SERIAM LEVADOS EM NAVIOS. NOTE QUE ESTE VERSO DIZ QUE YISRAEL VAI SER VENDIDO A SEUS INIMIGOS. ELE NÃO DIZ QUE SERÁ VENDIDO PARA OS EGÍPCIOS. ISTO NOS MOSTRA QUE A MENÇÃO DO “EGITO” NESTE VERSO NÃO É A TERRA FÍSICA LOCALIZADA NO NORDESTE DA ÁFRICA, MAS SIM UM CATIVEIRO ESPIRITUAL QUE É O REFLEXO DA PRIMEIRA ESCRAVIDÃO EGÍPCIA. NAS ESCRITURAS, O EGITO ERA UM SÍMBOLO DE ESCRAVIDÃO PARA OS ISRAELITAS.

O EGITO É CHAMADO DE

– CASA DA SERVIDÃO (SHEMOT / ÊXODO 13:3,14 / 20:04 – DEVARIM / DEUTERONÔMIO 05:06 / 07:08 / 26:6);

– FORNALHA DE FERRO (DEVARIM / DEUTERONÔMIO 04:20);

– FORNALHA DA AFLIÇÃO (YESHAYAHU / ISAÍAS 48:10)

TUDO ISSO É SINÔNIMO DE ESCRAVIDÃO RÍGIDA.

DEVARIM / DEUTERONÔMIO 28:68 NOS DIZ QUE YISRAEL IRIA PARA UM CATIVEIRO PARALELO AO EGÍPCIO, MAS EM NAVIOS. ISSO ACONTECEU AOS HEBREUS (“NEGROS”) NO HEMISFÉRIO OCIDENTAL, COM O ADVENTO DO TRÁFICO NEGREIRO TRANSATLÂNTICO. ENTRETANTO, AS ESCRITURAS NÃO DIZEM QUE A PASSAGEM DE DEVARIM / DEUTERONÔMIO 28:68 TINHA OCORRIDO DURANTE OS TEMPOS BÍBLICOS. ENTÃO, VAMOS COMPARAR OS PARALELOS ENTRE A PRIMEIRA E A ÚLTIMA ESCRAVIDÃO DOS HEBREUS.

(NOTA: VOU COMEÇAR ESTE TÓPICO COM YOSEPH (JOSÉ) NO EGITO, PORQUE FOI ATRAVÉS DELE QUE A HISTÓRIA DOS ISRAELITAS NO EGITO TEVE INÍCIO. POR ISSO, VOU DESTACAR ALGUMAS COISAS QUE ACONTECERAM A YOSEPH TORNANDO-O UM SÍMBOLO DAS COISAS QUE POSTERIORMENTE IRIAM ACONTECER AO SEU POVO).

1 a. YOSEPH (JOSÉ) FOI VENDIDO PELOS ISMAELITAS (ÁRABES) AOS EGÍPCIOS COMO ESCRAVO (BERESHIT / GÊNESIS 37:27-28, 39:1-2) ESTE É O COMEÇO DA HISTÓRIA ISRAELITAS NO EGITO.

1b. OS HEBREUS FORAM VENDIDOS COMO ESCRAVOS, AOS ÁRABES, MIL ANOS ANTES DA CHEGADA DOS EUROPEUS. OS ÁRABES FORAM OS PRIMEIROS A REVENDER OS HEBREUS PARA OS EUROPEUS. GRAVURAS DO MERCADO ESCRAVAGISTA ÁRABE NA ÁFRICA SÃO DIFÍCEIS DE ENCONTRAR, MAS O HISTORIADOR PAUL LOVEJOY ESTIMA QUE CERCA DE 9,85 MILHÕES DE “AFRICANOS” (HEBREUS) FORAM TRANSPORTADOS, COMO ESCRAVOS, PARA A ARÁBIA E, EM PROPORÇÕES MENORES, PARA O SUB-CONTINENTE INDIANO. LOVEJOY DESCREVE DA SEGUINTE FORMA: ENTRE 650 E 1600 AEC, UMA MÉDIA DE 5.000 “AFRICANOS” (HEBREUS) FORAM TRANSPORTADOS PELOS ÁRABES. ISTO NOS DÁ UM TOTAL APROXIMADO DE 7,25 MILHÕES. DEPOIS, ENTRE 1600 E 1800, OUTROS 1,4 MILHÕES DE HEBREUS FORAM TRANSPORTADOS PELOS ÁRABES. O SÉCULO 19 REPRESENTOU O PONTO CULMINANTE DO TRÁFICO ÁRABE, ONDE FORAM TRANSPORTADOS MAIS DE 120 MIL HEBREUS POR ANO. A SOMA TOTAL, SOMENTE NO SÉCULO 19, FOI DE 1,2 MILHÕES ESCRAVOS PARA A ARÁBIA. SEGUNDO LOVEJOY, OUTROS 4,1 MILHÃO DE “AFRICANOS” (HEBREUS) FORAM TRANSPORTADOS ATRAVÉS DO MAR VERMELHO AO GOLFO PÉRSICO E ÍNDIA.

“ESSE TRÁFICO TAMBÉM, COM A NOTÁVEL EXCEÇÃO DE ALGUNS PORTUGUESES, TEVE ENVOLVIMENTO NA ÁREA DE MOÇAMBIQUE E, A PARTIR DO SÉCULO 18 E 19, OS FRANCESES EXPORTAVAM PARA AS ILHAS DO OCEANO ÍNDICO, AONDE ELES CONTROLAVAM E ERAM ADMINISTRADOS POR MUÇULMANOS ÁRABES”.

DUNCAN CLARKE

OS ÁRABES, CONTINUAMENTE, COMPRAVAM E VENDIAM ESCRAVOS HEBREUS EM TODO O SUL DO SUDÃO E OUTROS PAÍSES ÁRABES.

2a. O NOME DE YOSEPH (JOSÉ) FOI MUDADO, PELO FARAÓ, PARA ZAFENATE-PANEIA.

2b. A MUDANÇA DOS NOMES DOS HEBREUS (“NEGROS “) ERA UMA PRÁTICA MUITO COMUM AQUI NA AMÉRICA. ALIÁS, ESSA MUDANÇA ERA UMA REGRA. ERA MUITO MAIS DO QUE APENAS COMUM. SE VOCÊ LER QUALQUER NARRATIVA DE ESCRAVOS, VERÁ QUE ERA UMA PRÁTICA COMUM OS SENHORES DE ESCRAVOS LHES MUDAREM OS NOMES. EU NÃO TENHO CERTEZA DO QUE SIGNIFICAVA O NOME QUE O FARAÓ DEU A JOSÉ . HÁ 4 VERSÕES PARA O SIGNIFICADO DO NOME ZAFENATE-PANEIA: A PRIMEIRA É QUE SIGNIFCA “SALVADOR DO MUNDO”. A SEGUNDA É QUE SIGNIFICA “AQUELE QUE SABE DE TUDO”. A TERCEIRA É QUE VEM DA RAÍZ ZAF-NTI-PA-ANKH E SIGNIFICA “O QUE ALIMENTA AQUELE QUE VIVE” E A QUARTA É QUE REPRESENTAVA UM ORÁCULO DEDICADO AO DEUS SOL EGÍPCIO QUE, NA GRÉCIA, ERA CONHECIDO COMO O ORÁCULO DE DELFOS, DEDICADO, PRINCIPALMENTE, AO DEUS APOLO (DEUS SOL GREGO) E SIGNIFICA “REVELADOR DE SEGREDOS”. NÃO DUVIDO DE QUE ERA UM NOME QUE ESTAVA DE ACORDO COM OS “DEUSES” DO EGITO. SABEMOS, COM CERTEZA, QUE MUITOS DOS OS NOMES QUE RECEBEMOS NAS AMÉRICAS ESTAVAM DE ACORDO COM A RELIGIÃO CRISTÃ (DEUSES DO CRISTIANISMO) DOS SENHORES DE ESCRAVOS. E MUITOS DOS NOMES QUE RECEBEMOS NOS FORAM DADOS SEGUNDO A HERANÇA DOS SENHORES DE ESCRAVOS.

3a. YOSEPH FOI JOGADO NA CADEIA, PORQUE A MULHER DE SEU SENHOR QUERIA DORMIR COM ELE, MAS ELE SE RECUSOU, ENTÃO, ELA MENTIU E DISSE QUE ELE TENTOU ESTUPRÁ-LA (BERESHIT / GÊNESIS 39:7, 10, 12, 19, 20).

3b. É CASO CORRIQUEIRO PARA QUALQUER UM QUE ESTEJA FAMILIARIZADO COM A HISTÓRIA DOS HEBREUS (AFRO-AMERICANOS) NOS EUA. HÁ MUITOS HOMENS HEBREUS QUE FORAM ACUSADOS DE ESTUPRAR OU ABUSAR SEXUALMENTE DE MULHERES BRANCAS, ESPOSAS DOS SENHORES, DURANTE A ESCRAVIDÃO. A MAIORIA DOS ACUSADOS FOI LINCHADO, MORTO, E MUITOS FORAM MANDADOS PARA A CADEIA. MESMO APÓS A ESCRAVIDÃO, MUITOS HOMENS HEBREUS E VÁRIAS CIDADES HEBRAICAS FORAM DESTRUÍDAS PORQUE AS “MULHERES BRANCAS” OS ACUSAVAM FALSAMENTE DE ESTUPRO.

4a. OS ISRAELITAS TIVERAM UM CRESCIMENTO POPULACIONAL MUITO GRANDE NO EGITO. OS EGÍPCIOS FICARAM COM MEDO DESSE CRESCIMENTO PORQUE TEMIAM QUE YISRAEL SE ALIASSE A SEUS INIMIGOS E GUERREASSEM CONTRA ELES. (SHEMOTH / ÊXODO 7:9-10, 12).

4b. A POPULAÇÃO DE DESCENDENTES DE ESCRAVOS EM PAÍSES DO HEMISFÉRIO OCIDENTAL, EM 1950, ERA ESTIMADA EM 48 MILHÕES. A MAIOR HISTÓRIA DE SUCESSO EM NÚMEROS ENTRE AS COMUNIDADES HEBRÉIAS DO NOVO MUNDO FOI NOS EUA. EM 1808, QUANDO TERMINOU O TRÁFICO NEGREIRO “LEGAL” COM A ÁFRICA, HAVIA CERCA DE UM MILHÃO DE HEBREUS NA AMÉRICA DO NORTE. QUANDO A ESCRAVIDÃO FOI ABOLIDA, EM 1865, HAVIA CERCA DE 4,5 MILHÕES (UM AUMENTO POPULACIONAL DE 3,5 MILHÕES). EM 1950 HAVIA 15 MILHÕES E EM 1990 HAVIA PELO MENOS 30 A 35 MILHÕES DE HEBREUS NA AMÉRICA DO NORTE (UM AUMENTO POPULACIONAL DE APROXIMADAMENTE 24 ½ – 29 MILHÕES EM 125 ANOS). ESTE CRESCIMENTO POPULACIONAL NÃO FOI O RESULTADO DA CHEGADA DE MAIS HEBREUS A ESTA REGIÃO. A MAIORIA DOS ESCRAVOS TRAZIDOS PARA O HEMISFÉRIO OCIDENTAL NÃO FOI ENCAMINHADO PARA A AMÉRICA DO NORTE E SIM PARA OS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA (PRINCIPALMENTE PARA O BRASIL). ESSES NÚMEROS FORAM ALCANÇADOS DEVIDO AO CRESCIMENTO NATURAL DA POPULAÇÃO. SER CONSIDERADO “AFRO-AMERICANO” SIGNIFICA QUE VOCÊ É DESCENDENTE DOS ESCRAVOS QUE FORAM TRAZIDOS PARA A AMÉRICA DO NORTE, DO MESMO MODO QUE “AFRO-BRASILEIRO” SIGNIFICA QUE VOCÊ É DESCENDENTE DE ESCRAVOS QUE FORAM TRAZIDOS PARA O BRASIL.

O GOVERNO AMERICANO SEMPRE TEVE MEDO DE NOS ALIARMOS A UM DOS SEUS INIMIGOS PARA ATACÁ-LO. DURANTE A REVOLUÇÃO, O GOVERNO AMERICANO PENSOU QUE O NOSSO POVO FOSSE SE UNIR ÀS FORÇAS BRITÂNICAS; ELES PENSARAM QUE OS NEGROS FOSSEM SE ALIAR AOS ÍNDIOS; ELES PENSARAM QUE OS HEREUS FOSSEM UNIR FORÇAS COM OS COMUNISTAS E ASSIM POR DIANTE. É POR ISSO QUE, ATUALMENTE, O GOVERNO TEME QUALQUER TIPO DE MOVIMENTO “PRÓ-NEGRO”. ASSIM COMO O FARAÓ, ELES ACREDITAM QUE NÓS PODEMOS NOS UNIR AOS SEUS INIMIGOS E OS ATACAR. DESDE O TEMPO DA ESCRAVIDÃO, O GOVERNO TEME QUE ISSO ACONTEÇA.

5a. OS EGÍPCIOS COLOCARAM FARDOS PESADOS SOBRE OS HEBREUS. ELES CONTRATARAM FEITORES (CAPATAZES) PARA AUMENTAR A CARGA DO TRABALHO ESCRAVO (SHEMOTH / ÊXODO 1: 11,14).

5b. A ESCRAVIDÃO, NAS AMÉRICAS, ERA CONHECIDA COMO “INSTITUIÇÃO PECULIAR”. DIZ-SE TAMBÉM QUE FOI A PIOR FORMA DA ESCRAVIDÃO JAMAIS EXISTENTE. A ESCRAVIDÃO NO OESTE FOI MUITO DURA. OS ESCRAVOS TRABALHAVAM DURANTE O DIA INTEIRO E TAMBÉM PARTE DA NOITE, SOB CONDIÇÕES DESUMANAS. OS ANTIGOS EGÍPCIOS ATRIBUÍRAM FEITORES TIRANOS SOBRE OS ANTIGOS HEBREUS. NAS AMÉRICAS, OS FEITORES SÃO CHAMADOS DE SUPERVISORES. O TRABALHO DE AMBOS, TANTO DO FEITOR EGÍPCIO QUANTO DO SUPERVISOR AMERICANO, ERA MANTER OS ESCRAVOS “EM LINHA”. AMBOS ASSEGURAVAM O TRABALHO DOS HEBREUS NOS LOCAIS DE TRABALHO. AMBOS TORNARAM O TRABALHO DOS ESCRAVOS MAIS PENOSO, POIS ELES LEVAVAM A FUNÇÃO AO EXTREMO. ELES FORÇAVAM OS ESCRAVOS A SE ESFORÇAREM ALÉM DO LIMITE. OS SUPERVISORES DAS PLANTAÇÕES NAS AMÉRICAS, GERALMENTE, ERAM BRANCOS QUE AMEAÇAVAM E TORTURAVAM NOSSO POVO A FIM DE OBTER MAIS TRABALHO. ERAM OS FEITORES QUE AÇOITAVAM / CHICOTEAVAM OS ESCRAVOS. TAMBÉM ERA FUNÇÃO DOS FEITORES/BISPOS CERTIFICAR-SE DE QUE OS ESCRAVOS CONCLUÍRAM TODO O SEU TRABALHO. A FUNÇÃO DOS FEITORES EGÍPCIOS ANTIGOS ERAM AS MESMAS QUE A DOS SUPERVISORES DAS AMÉRICAS.  

FEITOR EGÍPCIO ESPANCANDO ESCRAVO

A IMAGEM ACIMA RETRATA O AÇOITE / CHICOTADAS DO ESCRAVO EGÍPCIO E FOI ENCONTRADA EM UM TÚMULO DO “NOVO IMPÉRIO”.

O NÚMERO DE ESCRAVOS AUMENTOU CONSIDERAVELMENTE DURANTE O “NOVO IMPÉRIO” (1570-1085 AEC.) COMO RESULTADO DA CONQUISTA ESTRANGEIRA. OS ISRAELITAS ESTAVAM EM CATIVEIRO DURANTE ESTE PERÍODO.

6a. OS HEBREUS PASSARAM 430 ANOS NO EGITO (SHEMOTH / EXODO 12:40).

6b. NÓS PASSAMOSOS MAIS DE 400 ANOS AQUI NAS AMÉRICAS.

OS PRIMEIROS ESCRAVOS FORAM TRANSPORTADOS PARA A AMÉRICA DO SUL A PARTIR DE 1500. JÁ NA AMÉRICA DO NORTE, OS ESCRAVOS FORAM TRANSPORTADOS PARA A PRIMEIRA COLÔNIA INGLESA DE WEST VIRGEM EM 1619, MAS OUTRAS COLÔNIAS, ASSIM COMO A ESPANHOLA, JÁ HAVIAM TRANSPORTADO ESCRAVOS DESDE 1521, HÁ MAIS DE 400 ANOS ATRÁS.

7a. DE ACORDO COM MUITOS ESTUDIOSOS E EGIPTÓLOGOS, É MAIS DO QUE PROVÁVEL QUE OS HEBREUS FORAM LIBERTADOS DA ESCRAVIDÃO SOB O REINADO DO FARAÓ RAMSÉS II (FILHO DE SETI I).

7b. OS HEBREUS (“AFRO-AMERICANOS”) FORAM LIBERTADOS DA ESCRAVIDÃO SOB A PRESIDÊNCIA DE ABRAHAM LINCOLN. NEM LINCOLN OU RAMSÉS QUERIAM LIBERTAR OS HEBREUS. O FARAÓ RAMSÉS FEZ ISTO CONHECIDO EM ÊXODO – ONDE AFIRMA:

SHEMOT / ÊXODO 14:5 –SENDO, POIS, ANUNCIADO AO REI DO EGITO QUE O POVO FUGIA, MUDOU-SE O CORAÇÃO DE FARAÓ E DOS SEUS OFICIAIS CONTRA O POVO, E DISSERAM: QUE É ISTO QUE FIZEMOS, PERMITINDO QUE YISRAEL NOS DEIXASSE DE SERVIR?”

LINCOLN FEZ SABER QUE ELE NÃO QUERIA LIBERTAR OS ESCRAVOS AO FAZER A SEGUINTE DECLARAÇÃO:

“SE EU PUDESSE SALVAR A UNIÃO SEM LIBERTAR NENHUM ESCRAVO, EU O FARIA”.

TANTO LINCOLN COMO RAMSÉS SÃO CONHECIDOS COMO OS MAIORES LÍDERES DE SEUS PAÍSES (EUA E EGITO ANTIGO). RAMSÉS É CONHECIDO COMO “RAMSÉS – O GRANDE”. MUITOS HISTORIADORES CHAMAM LINCOLN DE “O MAIOR PRESIDENTE DOS EUA DE TODOS OS TEMPOS”. YISRAEL FOI LIBERTADO DA ESCRAVIDÃO DURANTE O REINADO DO MAIOR FARAÓ DO EGITO E OS AFRO-AMERICANOSFORAM LIBERTADOS DA ESCRAVIDÃO DURANTE O “REINADO” DO MAIOR PRESIDENTE DOS EUA.

NÓS, “AFRO-BRASILEIROS”, FOMOS LIBERTOS PELA LEI ÁUREA, ASSINADA PELA PRINCESA ISABEL, EM 1888, MAS O PAÍS MAIS PODEROSO DAS AMÉRICAS SÃO OS EUA, CONSIDERADO ATÉ COMO O MAIOR IMPÉRIO DE TODOS OS TEMPOS.

ESTÁTUA MEMORIAL DO FARAÓ RAMSÉS II E DO PRESIDENTE ABRAHAM LINCOLN

8a. OS HEBREUS CONSTRUÍRAM CIDADES-CELEIRO PARA O FARAÓ, COMO RAMSÉS E PITOM (SHEMOT / ÊXODO 1:11 ) .

8b. OS HEBREUS CONSTRUÍRAM MUITAS DAS CIDADES DOS EUA, INCLUINDO A CIDADE-CELEIRO (CAPITÓLIO), EM WASHINGTON DC. ISSO FOI PUBLICADO EM UM ARTIGO RECENTE. AQUI ESTÁ UM TRECHO DA MATÉRIA:

WASHINGTON (AP) – “ALGUNS TRABALHADORES QUE AJUDARAM A CONSTRUIR A CASA BRANCA E O CAPITÓLIO, DOIS SÍMBOLOS NACIONAIS DA DEMOCRACIA E LIBERDADE, NÃO ERAM TOTALMENTE LIVRES. ELES ERAM ESCRAVOS. HOJE, UMA ESTAÇÃO DE TELEVISÃO LOCAL INFORMOU QUE TEM OS COMPROVANTES DE PAGAMENTO QUE PROVAM O FATO. HÁ ANOS QUE OS HISTORIADORES TÊM CONHECIMENTO DE QUE OS PROPRIETÁRIOS LOCAIS EMPRESTAVAM ESCRAVOS PARA AJUDAR A CONSTRUIR A RESIDÊNCIA DO PRESIDENTE E DA CASA DE REUNIÕES DO CONGRESSO, MAS OS DETALHES DE SEUS TRABALHOS FORAM ARQUIVADOS POR GERAÇÕES EM BIBLIOTECAS.

NA QUINTA-FEIRA, A WRC-TV, PROPRIETÁRIA DA ESTAÇÃO NBC, EM WASHINGTON, INFORMOU QUE OBTÉM COMPROVANTES DE PAGAMENTO ENCONTRADOS NO DEPARTAMENTO DO TESOURO DO ARQUIVO NACIONAL. A ESTAÇÃO INFORMOU QUE OS DOIS PROJETOS DE CONSTRUÇÃO EMPREGARAM 650 PESSOAS POR MAIS DE OITO ANOS, INCLUINDO 400 ESCRAVOS E MAIS DE 50 NEGROS “LIVRES”. OS ESCRAVOS RECEBERAM US$ 5 POR MÊS, QUANTIA ESTA QUE FOI ENTREGUE AOS SEUS SENHORES, QUE OS CONTRATOU POR FORA, RELATOU A ESTAÇÃO”.

COMO EU DISSE NO INÍCIO DESTE POST, EU TENTEI MOSTRAR O PARALELO ENTRE OS HEBREUS NO EGITO E OS HEBREUS NAS AMÉRICAS. HÁ MAIS ALGUNS PARALELOS QUE EU VOU ACRESCENTAR QUANDO TIVER FEITO MAIS PESQUISAS SOBRE ESSES FATOS, MAS ISSO FOI FEITO PARA MOSTRAR QUE DEVARIM / DEUTERONÔMIO 28:68 PROFETIZA QUE YISRAEL VOLTARIA AO EGITO EM NAVIOS. E ISTO ACONTECEU QUANDO MILHÕES DE HOMENS, MULHERES E CRIANÇAS FORAM ROUBADAS DO CONTINENTE DA ÁFRICA E TRAZIDOS PARA O HEMISFÉRIO OCIDENTAL EM NAVIOS. ESTE FOI O CUMPRIMENTO DESSA PROFECIA. É POR ISSO QUE HÁ UM PARALELO ENTRE OS DOIS CATIVEIROS.

ESCRAVOS TRABALHANDO NOS CAMPOS DO ATIGO EGITO

ESCRAVOS TRABALHANDO NOS CAMPOS DOS EUA

CONTINUE COMIGO NA PARTE 8 – BERESHIT / GÊNISIS 15:13 E ENTENDA QUANDO E ONDE ESTA PROFECIA SE CUMPRIU.

POR YAH JUSTIÇA NOSSA, YERUSHALEM E A SEMENTE SANTA.

BENDITO SEJA YAH, O CRIADOR, REI E ÚNICO SALVADOR DE YISRAEL E DAS NAÇÕES!

PARA YAH SEJA TODA A HONRA!
O texto original, em inglês, foi escrito por Obadyah Ysrayl (http://www.hebrewisraelites.org) e traduzido por Hadassah Yahshurun (http://yahshurun.blogspot.com). 

SHALOM 001 

HADASSAH YASHURUN (https://hebreuisraelita.wordpress.com) e (http://yahshurun.blogspot.com)

hebreuisraelita.wordpress.com © Copyright 2012-2014, Todos os direitos reservados.

 

CONTATOS:

E-MAIL (NOVO)hadassahyashurun@gmail.com

PÁGINA HEBREU ISRAELITA NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/#!/pages/Hebreu-Israelita/273866006006910?sk=wall

GRUPO HEBREU ISRAELITA NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn#!/groups/hebreuisraelita/

PERFIL FACEBOOK: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100003341748660

MSN / SKYPE (NOVO)hadassahyashurun@live.com

WINDOWS LIVE: https://profile.live.com/P.mvc#!/cid-01fa289596dc9951/

MULTIPLY – http://hebreuisraelita.multiply.com/

MYSPACE: http://www.myspace.com/hebreuisraelita

LINKEDIN: http://www.linkedin.com/profile/view?id=160692766&authType=name&authToken=wvsW&trk=api*a109615*s118149**

YOUTUBE: http://www.youtube.com/user/OHEBREUISRAELITA  

YOUTUBE (NOVO):http://www.youtube.com/user/OHEBREUISRAELITA2

YOUTUBE: http://www.youtube.com/user/IVRIMYAHSHURUN  

DAILYMOTION: http://www.dailymotion.com/HEBREUISRAELITA

 

Anúncios

Comente

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Vibrar Amor, Alegria, Paz e Iluminação

Neurociência, Física Quântica, Noética, Lei da Atração, Treinamento Cerebral e Desenvolvimento Pessoal

Yahshurun

Despertanto a Nação Eleita de Yah

CANAL DESCUBRA

TUDO QUE O SISTEMA ESCONDE E A MÍDIA NÃO DIVULGA VOCÊ DESCOBRE AQUI.

%d blogueiros gostam disto: