A NACIONALIDADE DOS HEBREUS

23/02/2012

QUEM SOMOS NÓS: JUDEUS, ISRAELENSES, ISRAELI OU SEMITAS?

OUTRO FATO QUE AS ESCRITURAS NOS DÃO SOBRE YISRAEL É QUE O SEU NOME OU NACIONALIDADE NUNCA FOI JUDEU, ISRAELENSE, ISRAELI OU SEMITA.

ACADÊMICOS E “ESPECIALISTAS EM BÍBLIA” DIZEM QUE O TERMO “JUDEU” ERA APLICADO SOMENTE À TRIBO DE YAHUDAH (JUDÁ). ENTÃO, MOSHEH (MOISÉS) NÃO PODERIA TER SIDO UM JUDEU, PORQUE ELE ERA DA TRIBO DE LEVIY (LEVI), FAZENDO DELE UM LEVITA (BAMIDBAR / NÚMEROS 26:59). AQUELES QUE ERAM DA TRIBO DE YAHUDAH, ERAM CONHECIDOS COMO YAHUDIM, EM HEBRAICO, OU JUDAITAS, EM PORTRUGUÊS, E NÃO COMO JUDEUS. OS YAHUDIM (JUDAÍTAS) CONSTITUIAM APENAS 1/12 DA NAÇÃO DE YISRAEL.

A PALAVRA / NOME “JUDEU” NÃO É DE ORIGEM HEBRAICA, MAS SIM INGLESA (JEW). NÃO HÁ LETRA “J” OU O EQUIVALENTE A “J” NA LÍNGUA HEBRAICA. POR UMA QUESTÃO DE FATO, A LETRA “J” É UMA DAS ÚLTIMAS LETRAS A SEREM ADICIONADAS AO ALFABETO INGLÊS. ELA FOI CRIADA NA FRANÇA, POR VOLTA DE 1600, ENTÃO, NO PERÍODO BÍBLICO, NÃO EXISTIA A LETRA “J”. JEWS (JUDEUS) SÃO AQUELES QUE PRATICAM UMA RELIGIÃO CHAMADA JUDAÍSMO. JÁ QUE OS ANTIGOS HEBREUS NÃO PRATICAVAM O JUDAÍSMO, O NOME JUDEU NÃO PODERIA SE REFERIR AOS ISRAELITAS BÍBLICOS NEM AOS SEUS ATUAIS DESCENDENTES.

A PALAVRA “ISRAELI” NÃO É MENCIONADA NAS ESCRITURAS. ISRAELI OU ISRAELENSE SE REFERE APENAS A UM CIDADÃO OU RESIDENTE NO MODERNO “ESTADO” DE ISRAEL. ISRAELI OU ISRAELENSE NÃO SIGNIFICA QUE ELE SEJA UM DESCENDENTE DE YA’AQOV (JACÓ), CUJO NOME FOI MUDADO PARA YISRAEL (BERESHIT / GÊNESIS 32:28). UM ISRAELENSE E UM ISRAELITA SÃO DUAS COISAS TOTALMENTE DIFERENTES.

A PALAVRA “SEMITA” NÃO PODE SER ENCONTRADA NAS ESCRITURAS. OS ANTIGOS ISRAELITAS ERAM DESCENDENTES DE SHEM, FILHO DE NOACH (NOÉ) ATRAVÉS DE AVRAHAM (ABRAÃO), ATRAVÉS DE SEU FILHO YITSCHAQ (ISAQUE), E ATRAVÉS DE YA’AQOV/YISRAEL (JACÓ/ISRAEL), FILHO DE YITSCHAQ. YISRAEL TINHA 12 FILHOS, QUE ERAM TODOS HEBREUS (DEVARIM / DEUTERONÔMIO 29:13). NEM NOACH (NOÉ), NEM AVRAHAM (ABRAÃO), NEM YITSCHAQ (ISAQUE), NEM YA’AQOV (JACÓ) GERARAM UM FILHO CHAMADO SEM OU SEME. ISTO SIGNIFICA QUE OS SEMITAS NÃO PODERIAM SER DESCENDENTES DE AVRAHAM, YITSCHAQ OU YISRAEL. ASSIM, SEGUE-SE QUE ELES NÃO PODERIAM SER ISRAELITAS, DE ACORDO COM AS ESCRITURAS.

NUNCA HOUVE UMA TRIBO, ENTRE OS ISRAELITAS, CHAMADA DE SEM OU SEMITA. HAVIA APENAS DOZE SHEVETIM YISRAEL (TRIBOS DE ISRAEL):

REUVEN, SHIMON, LEVIY, YAHUDAH, ZEVULUN, YISSASKAR, DAN, GAD, ASHER, NAPHTALI, YOSEPH E BENYAMIN (BERESHIT/GÊNESIS 49:1-28).

TODAS AS DOZE SHEVETIM ERAM IVRIM YISRAEL (HEBREU-ISRAELITAS). HEBREUS (CAMINHANTES / ANDARILHOS) PORQUE ELES ERAM DESCENDENTES DE AVRAHAM (ABRAÃO) E YITSCHAQ (ISAQUE), E TAMBÉM EM REFERÊNCIA A LÍNGUA HEBRAICA, E ISRAELITAS PORQUE ELES TAMBÉM DESCENDIAM DE YA’AQOV (JACÓ), CUJO NOME FOI MUDADO PARA YISRAEL (BERESHIT / GÊNESIS 32:28).

OS HEBREUS PODERIAM SER CHAMADOS BNEI SHEM (FILHOS DE SHEM) PARA DESIGNAR QUE ELES SÃO DESCENDENTES DE SHEM, FILHO DE NOACH (NOÉ), MAS NÃO SEMITA, QUE NÃO É UM TERMO ADEQUADO EM REFERÊNCIA AOS ISRAELITAS.

SEMITA SIGNIFICA MEIO OU METADE. POR EXEMPLO: SEMI-NOVO = QUASE NOVO, MEIO NOVO, MEIO VELHO, SEMI-ACABADO.

SEMITA É UM TERMO RELATIVAMENTE RECENTE. ENTROU EM USO NO SÉCULO XVIII (JUNTAMENTE COM A PALAVRA JUDEU/JEW/JUDEN ETC). UM DE SEUS USOS ERA PARA DESIGNAR AQUELES QUE FALAVAM UMA CERTA LÍNGUA, COMO SIRÍACO, HEBRAICO E ÁRABE. MAIS TARDE, FOI DADO A PALAVRA “SEMITA” UM SIGNIFICADO EXTRA PARA INCLUIR TODOS AQUELES QUE ERAM “SUPOSTAMENTE” DESCENDENTES DO FILHO DE NOACH (NOÉ) CHAMADO SHEM (E NÃO SEM). AO LONGO DOS ANOS, SEMITA TORNOU-SE SIGNIFICADO DE JUDEU E SOMENTE PARA OS JUDEUS. ASSIM, NOS DIAS ATUAIS, A TERMINOLOGIA SEMITA É SINÔNIMO DE JUDEU OU JUDEUS. SE OS JUDEUS SÃO SEMITAS (O QUE ELES ALEGAM SER), ISSO SIGNIFICA QUE ELES NÃO SÃO DESCENDENTES DE AVRAHAM (ABRAÃO), YITSCHAQ (ISAQUE) E YISRAEL, OU SEJA: ELES NÃO SÃO ISRAELITAS. SEMITA É UMA PALAVRA CRIADA PARA ENGANAR AS PESSOAS QUE TEM POUCO CONHECIMENTO DAS ESCRITURAS E NUNCA DEVERIA SER USADA EM REFERÊNCIA AOS HEBREUS ISRAELITAS. ISSO SÓ VAI CAUSAR MAIS CONFUSÃO. A PALAVRA EM SI JÁ É MUITO CONFUSA, E UMA VEZ QUE YAH NUNCA SE REFERE A YISRAEL COMO: JUDEU, ISRAELENSE, ISRAELI OU SEMITA, NÓS TAMBÉM NÃO DEVEMOS.

A SEÇÃO SEGUINTE É MINHA RESPOSTA A UM QUADRO DE MENSAGENS ONLINE POSTADAS POR UM JUDEU NEGRO (UM NEGRO QUE PRATICA JUDAÍSMO). ELE ALEGOU QUE O USO DO TERMO “HEBREU ISRAELITA” ESTÁ ERRADO.

POR QUE NOS REFERIMOS A NÓS MESMOS COMO HEBREU-ISRAELITA?

HEBREU, EM HEBRAICO, É IVRI E SIGNIFICA ANDARILHO. A PALAVRA HEBREW (HEBREU) É O EQUIVALENTE DA PALAVRA INGLESA IBRYI. NAS ESCRITURAS HEBRAICAS, QUANDO HÁ MENÇÃO DA PALAVRA IVRI (HEBREU), É EM RELAÇÃO ÀQUELES QUE SÃO DESCENDENTES DE AVRAHAM (ABRAÃO) E YITSCHAQ (ISAQUE), DA MESMA FORMA QUE, NO LIVRO DAS MEMÓRIAS (ERRONEAMENTE CHAMADO DE ANTIGO TESTAMENTO), QUANDO HÁ MENÇÃO DA PALAVRA IBRYI OU HEBREU, É EM RELAÇÃO ÀQUELES QUE SÃO DESCENDENTES DE AVRAHAM (ABRAÃO) E YITSCHAQ (ISAQUE). AMBAS AS PALAVRAS CONTÉM O MESMO SIGNIFICADO, MAS SÃO ESCRITAS DE FORMA DIFERENTE POR CAUSA DAS DIFERENTES LÍNGUAS.

ALGUNS ALEGAM SIMPLESMENTE QUE HEBREU VEM DE EBER E PONTO FINAL, SEM SEQUER SABER O SIGNIFICADO DESTE NOME.

ANTES DE MAIS NADA, É PRECISO SABER QUE A PALAVRA “HEBREU” VEM DA PALAVRA HEBRAICA “IBRI” (QUE SE PRONINCIA IV-RI), A QUAL COMBINA A RAIZ PREPOSICIONAL “EBER”, COM O SUFIXO “I”, FORMANDO UM SUBSTANTIVO. POR AÍ JÁ VEMOS QUE O SUBSTANTIVO “HEBREU”, QUE DENOTA CARACTERÍSTICA OU ORIGEM DE UMA PESSOA OU POVO, É DIFERENTE DE “EBER” QUE SE REFERE A UM INDIVÍDUO.

MAS PESQUISANDO SOBRE O NOME HEBER OU EBER, PERCEBEMOS QUE É INTERPRETADO COMO “DO OUTRO LADO” OU “DO ORIENTE” (ALÉM DO RIO JORDÃO).

OBSERVE QUE A PALAVRA “HEBREU” VEM DA RAIZ “A-VAR”, QUE SIGNIFICA PASSAR, TRANSITAR, ATRAVESSAR, CRUZAR. ESSA PALAVRA DENOTA ANDARILHO, VIAJANTE, AQUELE QUE PASSA ADIANTE. ISTO PORQUE OS HEBREUS, DURANTE MUITO TEMPO, LEVARAM UMA VIDA NÔMADE. CONDUZIDOS POR AVRAHAM (ABRAÃO), PARTIRAM DE UR E SE ESTABELECERAM NA PALESTINA. NO MEIO DO SEU TERRITÓRIO, HAVIA O RIO JORDÃO, QUE FAZIA DA REGIÃO A ÁREA MAIS FÉRTIL E FAVORÁVEL PARA A AGRICULTURA. ESSE TERRITÓRIO ERA CONHECIDO COMO KENA’AN (CANAÃ). ISTO É, TRATA-SE DO MORADOR DO LESTE DO EUFRATES, REFERINDO-SE AO MORADOR DE KENA’AN (CANAÃ), QUE HAVIA “ATRAVESSADO PARA O OUTRO LADO” DO RIO.

REPARE QUE AQUELES QUE AFIRMAM QUE “HEBREU” VEM DE “EBER” NÃO ESTÃO FAZENDO NADA MAIS DO QUE SUSTENTAR A MESMA IDÉIA, PORQUE “EBER” REFORÇA O SENTIDO DE ANDARILHO, VIAJANTE, AQUELE QUE ATRAVESSA, CRUZA PARA O OUTRO LADO.

DE ACORDO COM AS ESCRITURAS, O PRIMEIRO A SER CHAMADO DE HEBREU (QUE NÃO SE REFERE A PESSOA DE EBER, MAS SIM A CARACTERÍSTICA DE ANDARILHO) FOI AVRAHAM (BERESHIT / GÊNESIS 12:1-7).

NO BRASIL, A MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO HEBRÉIA CRESCEU FALANDO PORTUGUÊS. NOSSO PRIMEIRO CONTATO COM AS ESCRITURAS FOI A TRADUÇÃO PORTUGUESA, PORTANTO, UMA VEZ QUE SOMOS UM POVO DE LÍNGUA PORTUGUESA, USAMOS AS PALAVRAS PORTUGUESAS HEBREU E ISRAELITA, QUE É O EQUIVALENTE, EM HEBRAICO A IVRI E YISRAEL.

MUITOS HEBREUS ISRAELITAS TÊM UMA COMPREENSÃO DA LÍNGUA HEBRAICA, POR ISSO COMUNICAM-SE ENTRE SI EM HEBRAICO. MAS, QUANDO O OBJETIVO É ALCANÇAR PESSOAS QUE FALAM OUTROS IDIOMAS E NÃO ESTÃO FAMILIARIZADAS COM O IDIOMA HEBRAICO, POR QUE TENTAR FALAR COM ELES EM UMA LINGUAGEM QUE ELES NÃO VÃO ENTENDER? PESSOAS QUE FALAM PORTUGUES QUE ESTÃO FAMILIARIZADAS COM A BÍBLIA CONHECEM A PALAVRA HEBREU, MAS A GRANDE MAIORIA DELAS NÃO CONHECEM A PALAVRA IVRI.

UMA VEZ QUE MUITOS ISRAELITAS ESTÃO BUSCANDO A VERDADE, NÓS NOS ESFORÇAMOS PARA APRENDER A LÍNGUA DOS NOSSOS ANTEPASSADOS. LEMBRANDO QUE O HEBRAICO ORIGINAL FOI PERDIDO E O HEBRAICO A QUE TEMOS ACESSO, ATUALMENTE, MESMO O QUE É ENSINADO NAS INSTUTUIÇÕES EDUCACIONAIS, NÃO É O HEBRAICO PURO. DEPOIS QUE YISRAEL FOR RESTAURADO, YAH NOS DARÁ UMA LÍNGUA PURA.

TSEFANYAH / SOFONIAS 3:9 – “PORQUE ENTÃO DEVOLVEREI AO MEU POVO UMA LÍNGUA PURA E CLARA, PARA QUE TODOS POSSAM INVOCAR O NOME DE YHWH, PARA SERVI-LO COM UM MESMO CONSENSO”.

O SUFIXO “ITA” NA PALAVRA ISRAELITA FOI ADICIONADO MAIS TARDE E SIGNIFICA DESCENDENTE DE CERTA PESSOA OU NAÇÃO, POR EXEMPLO: HITITA, CANANITA, EDOMITA, ETC. NAS TRADUÇÕES PORTUGUESAS, ISRAELITA (S) OU ISRAEL SEMPRE É MENCIONADO EM REFERÊNCIA AOS DESCENDENTES DE YA’AQOV (JACÓ), CUJO NOME FOI MUDADO PARA YISRAEL, QUE ERA TAMBÉM O NOME DA TERRA DOS HEBREUS.

NO LIVRO DAS MEMÓRIAS (ERRONEAMENTE CHAMADO DE ANTIGO TESTAMENTO), SEMPRE QUE YISRAEL É MENCIONADO, É EM REFERÊNCIA ÀQUELES QUE SÃO DESCENDENTES DE YA’AQOV (JACÓ), OU SUAS TERRAS. PORTANTO, AMBAS AS PALAVRAS CARREGAM O MESMO SIGNIFICADO, MAS SÃO ESCRITAS DE FORMA DIFERENTE POR CAUSA DAS DIFERENTES LÍNGUAS. ISSO É CHAMADO DE TRADUÇÃO, ONDE É DADO A UMA PALAVRA UM SIGNIFICADO EQUIVALENTE EM OUTRO IDIOMA. A GRAFIA E PRONÚNCIA DA PALAVRA MUDA, MAS NÃO SEU SENTIDO.

POR EXEMPLO, OS ANTIGOS EGÍPCIOS NÃO CHAMAVAM A SUA TERRA DE EGITO; ELES CHAMAVAM DE KHEMET / KEMET / KMT. OS HEBREUS CHAMAVAM DE MITSRAYIM E PATROS, OS GREGOS CHAMAVAM AEGYPTIOS, E EM INGLÊS É CHAMADO EGYPT. TODOS ESTES NOMES REFEREM-SE AO MESMO PAÍS AFRICANO QUE CHAMAMOS DE EGITO, O QUE SIGNIFICA QUE TODOS TÊM O MESMO SIGNIFICADO, MAS SÃO ESCRITOS E PRONUNCIADOS DE MANEIRA DIFERENTE, DE ACORDO COM O IDIOMA DE CADA UM. O MESMO ACONTECE COM AS PALAVRAS HEBREU E ISRAELITA. AMBAS SÃO ESCRITAS E PRONUNCIADAS DIFERENTEMENTE DE IVRI E YSRAEL, MAS ELAS CARREGAM O MESMO SIGNIFICADO.

EM PORTUGUÊS, FALAMOS HEBREU E ISRAELITA. SE FÔSSEMOS UM POVO DE LÍNGUA ALEMÃ, DIRÍAMOS IVRI E YISRAEL DE ACORDO COMO É NO IDIOMA ALEMÃO. SE FALÁSSEMOS QUALQUER OUTRO IDIOMA, DIRÍAMOS IVRI E YISRAEL DE ACORDO COM O DETERMINADO IDIOMA. AS ESCRITURAS NOS DIZEM QUE YAH ESPALHOU SEU POVO POR ENTRE TODAS AS NAÇÕES, ENTÃO, É LÓGICO QUE YISRAEL NÃO CONTINUA FALANDO EM SUA LÍNGUA NATIVA.

YAH DISPERSOU SEU POVO ENTRE TODAS AS NAÇÕES E ELE SE COMUNICA COM ELES DE ACORDO COM O IDIOMA DE CADA NAÇÃO. É POR ISSO QUE AS ESCRITURAS SÃO TRADUZIDAS PARA PRATICAMENTE TODOS OS IDIOMAS DA TERRA. HEBREU E ISRAELITA NÃO SÃO UTILIZADOS SIMULTANEAMENTE NAS ESCRITURAS. MAS NÃO ESTAMOS CORROMPENDO AS PALAVRAS, UTILIZANDO-AS SIMULTANEAMENTE. A ANTIGA NAÇÃO DE YISRAEL É DESCENDENTE DE AVRAHAM (O HEBREU), PORTANTO, USAMOS HEBREU (QUE É O EQUIVALENTE DO HEBRAICO IVRI) PARA DENOTAR UMA DESCENDÊNCIA DE AVRAHAM (ABRAÃO) E YITSCHAQ (ISAQUE). A NAÇÃO DE YISRAEL TAMBÉM É DESCENDENTE DE YA’AKOV (O HEBREU), CUJO NOME FOI MUDADO PARA YSRAEL (BERESHIT / GÊNESIS 32:28), PORTANTO, USAMOS ISRAELITA, QUE É UM DOS EQUIVALENTES DO PORTUGUÊS ISRAEL PARA DENOTAR UMA DESCENDÊNCIA DE YA’AQOV (JACÓ).

COMO AFIRMADO ANTERIORMENTE, OS TERMOS JUDEU, ISRAELENSE, ISRAELI E SEMITA NÃO SÃO UTILIZADOS NAS ESCRITURAS. YAH NUNCA INSTITUIU, EM YISRAEL, UMA RELIGIÃO, MUITO MENOS O JUDAÍSMO.

PRIMEIRO, A PALAVRA JUDEUS (JEWS) É SUPOSTO SER A TRADUÇÃO, EM INGLÊS, DA PALAVRA YAHUDIM, MAS NÃO É. NAS ESCRITURAS, YAHUDIM (JUDAÍTAS) REFERE-SE AOS MEMBROS DA TRIBO DE YAHUDAH (JUDÁ). O NOME YAHUDAH (JUDÁ) ASSUMIU OUTRO SIGNIFICADO APÓS A DIVISÃO DO REINO DE YISRAEL EM DUAS PARTES: O REINO DO NORTE E O REINO DO SUL. O REINO DO NORTE MANTEVE O NOME DE YISRAEL E O REINO DO SUL (JUDÁ, LEVI E BENJAMIM) FORAM CHAMADOS YAHUDAH (EM HOMENAGEM À TRIBO DE YAHUDAH).

SE A PALAVRA “JUDEU” FOSSE UMA TRADUÇÃO DE YAHUDAH OU YAHUDIM, ELA AINDA DEVERIA TER O MESMO SIGNIFICADO. MAS NÃO, JUDEU NÃO SE REFERE AOS MEMBROS DA TRIBO DE YAHUDAH OU AQUELES QUE VIVIAM EM YAHUDAH (E QUE SE DESINTEGRARAM DEPOIS DE 70 EC.). JUDEU SIGNIFICA AQUELES QUE PRATICAM UMA RELIGIÃO CHAMADA JUDAÍSMO E, DE UMA FORMA AINDA MAIS CORROMPIDA, ASSUMIU O MESMO SIGNIFICADO QUE HEBREU, TORNANDO ASSIM, TODAS AS TRIBOS DE YISRAEL. ISTO É TERMINANTEMENTE INCORRETO PORQUE JUDEU NÃO É A TRADUÇÃO DA PALAVRA IVRI OU YISRAEL. UMA TRADUÇÃO MAIS ADEQUADA DE YAHUDAH E YAHUDIM SERIA JUDÁ E JUDAITAS PORQUE ESSAS PALAVRAS POSSUEM O MESMO SIGNIFICADO OU TRANSMITEM A MESMA IDÉIA QUE YAHUDAH E YAHUDIM.

JUDEU NÃO É TRADUÇÃO DE YAHUDAH OU YAHUDIM E SIM UM TERMO CORROMPIDO.

ISRAELI OU ISRAELENSE NÃO É UMA TRADUÇÃO DE YISRAEL OU ISRAELITA. ISRAELI OU ISRAELENSE SE REFERE A UM CIDADÃO DO MODERNO ESTADO DE ISRAEL, ISSO NÃO SIGNIFICA SER UM DESCENDENTE DE YA’AQOV (JACÓ), COMO YISRAEL / ISRAELITAS SÃO. QUANDO UMA PALAVRA É TRADUZIDA, A PRONÚNCIA DA PALAVRA, ÀS VEZES, MUDA DRASTICAMENTE DE UM IDIOMA PARA OUTRO, MAS CARREGA O MESMO SIGNIFICADO, ENTÃO, O QUE IMPORTA É O SIGNIFICADO. ISRAELENSE OU ISRAELI SIGNIFICA UMA COISA E YISRAEL / ISRAEL OU ISRAELITA SIGNIFICA OUTRA. ASSIM, ISRAELENSE OU ISRAELI NÃO TÊM NENHUMA RELAÇÃO COM YISRAEL. É POR ISSO QUE, NA VERSÃO BRASILEIRA (PORTUGUÊS), É USADO ISRAELITAS E ISRAEL COMO A TRADUÇÃO DE YISRAEL E NÃO ISRAELENSE OU ISRAELI.

O TERMO “SEMITA”, É SUPOSTO PARA FAZER REFERÊNCIA A TODOS AQUELES QUE SÃO DESCENDENTES DE SHEM, FILHO DE NOACH (NOÉ), E NÃO SEM, ISSO INCLUI UM VASTO CONTINGENTE QUE VAI DESDE ÁRABES ATÉ OS JUDEUS ASHKENAZIM (UM ERRO ENORME, POIS JUDEUS ASHKENAZIM SÃO DESCENDENTES DE YAPHET E NÃO DE SHEM). A PALAVRA SEMITA NÃO É ENCONTRADA NEM MESMO NAS TRADUÇÕES CORROMPIDAS DA BÍBLIA, MAS É SUPOSTO SER A TRADUÇÃO DE SHEM. O SUFIXO “ITA”, ACRESCIDO DE SEM DENOTA QUE OS SEMITAS SÃO DESCENDENTES DE SEM. QUEM É SEM? EU NÃO FAÇO A MENOR IDÉIA! O NOME SEM É MENCIONADO NA VERSÃO BRASILEIRA (PORTUGUÊS) DA BÍBLIA EM REFERÊNCIA AO FILHO DE NOACH (NOÉ), MAS NUNCA É ACRESCIDO DO SUFIXO “ITA” PORQUE, NA MAIORIA DAS VEZES, QUANDO HÁ MENÇÃO A SEM É EM REFERÊNCIA PESSOAL AO FILHO DE NOACH (NOÉ) CHAMADO SHEM. PARA DENOTAR A DESCENDÊNCIA DELE, AS ESCRITURAS HEBRAICAS USAM “BNEI SHEM” E AS BÍBLIAS USAM “FILHOS DE SEM”, MAS NUNCA SEMITA OU MESMO SHEMITA.

O JUDAISMO, É SUPOSTO SER UMA PALAVRA QUE SE REFERE A TORAH (LEI / INSTRUÇÃO) OU ADORAÇÃO. EM OUTRAS PALAVRAS, O JUDAÍSMO É SUPOSTO PARA SE REFERIR ÀS LEIS E MANDAMENTOS QUE MOSHEH (MOISÉS) RECEBEU DE YAH (O ALTÍSSIMO) E ENSINOU AOS ISRAELITAS, MAS NA VERDADE, NEM MESMO ENCONTRAMOS A PALAVRA JUDAÍSMO NAS ESCRITURAS. ISSO PORQUE O JUDAÍSMO É UMA RELIGIÃO DO POVO CHAMADO JUDEU. YAH NUNCA DEU A YISRAEL UMA RELIGIÃO, MUITO MENOS O JUDAÍSMO. ELE DEU A YISRAEL LEIS, ESTATUTOS, JUÍZOS E MANDAMENTOS E ELE FEZ UM PACTO COM OS ISRAELITAS PARA OBEDECÊ-LO. SE ELES NÃO OBEDECESSEM, SOFRERIAM AS CONSEQUÊNCIAS QUE SÃO AS MALDIÇÕES ENCONTRADAS EM VAYKRAH / LEVÍTICO 26 E DEVARIM / DEUTERONÔMIO 28.

OS ISRAELITAS NÃO FIZERAM NENHUM ACORDO COM YAH EM MANTER UMA RELIGIÃO CHAMADA JUDAÍSMO. ESTA RELIGIÃO SE DIVIDE EM VÁRIOS SEGMENTOS: O JUDAÍSMO HASSÍDICO, O JUDAÍSMO ORTODOXO, O CONSERVADOR E O REFORMADO. NO JUDAISMO ORTODOXO, O TALMUD TEM MAIOR AUTORIDADE DO QUE A TORAH (PENTATEUCO). EM NENHUMA PASSAGEM AS ESCRITURAS NOS INSTRUEM A USAR O TALMUD. PARA AQUELES QUE PRATICAM O JUDAÍSMO, O TALMUD É COMO UMA EXTENSÃO DA LEI, MAS EM DEVARIM / DEUTERONÔMIO 4:2, YAH NOS INSTRUI A NÃO DIMINUIR OU ACRESCENTAR NADA À SUA PALAVRA. O JUDAÍSMO NÃO ESTÁ NAS ESCRITURAS. É UMA RELIGIÃO CRIADA PELO HOMEM, ASSIM COMO TODAS AS OUTRAS.

ESTES SÃO OS FATOS:

1) A PALAVRA “JUDEU” NÃO SE ORIGINA DAS PALAVRAS HEBRAICAS YAHUDAH OU YAHUDIM. SE ELA NÃO TEM O MESMO SIGNIFICADO QUE YAHUDAH, NÃO É A TRADUÇÃO DA MESMA. JUDEU SIGNIFICA AQUELE QUE PRATICA O JUDAÍSMO OU A CULTURA JUDAICA. ISSO NÃO TEM NENHUMA RELAÇÃO COM OS DESCENDENTES DE AVRAHAM, YITSCHAQ E YA’AQOV, QUE SERIA TRADUZIDO COMO HEBREU (IVRI), ISRAEL (YISRAEL) E ISRAELITA.

2) ISRAELI NÃO É UMA TRADUÇÃO DE YISRAEL. UM ISRAELENSE OU ISRAELI É UM CIDADÃO DO MODERNO ESTADO DE ISRAEL. ISSO SIGNIFICA QUE ELE NÃO É DESCENDENTE DE AVRAHAM, YITSCHAQ E YAAQOV. MAIS UMA VEZ, ESTE DEVERIA SER TRADUZIDO COMO HEBREU (IVRI), ISRAEL (YISRAEL) E ISRAELITA.

3) SEMITA NÃO SIGNIFICA UM DESCENDENTE DE SHEM. SEMITA SIGNIFICA UM DESCENDENTE DE SEM. SE SEM É UMA TRADUÇÃO DE OUTRA PALAVRA, POR FAVOR, ME INFORME.

4) O JUDAÍSMO NÃO É O QUE YAH DEU AOS ISRAELITAS. ELE NOS DEU LEIS E MANDAMENTOS PARA NOS INSTRUIR SOBRE COMO VIVER UMA VIDA “SANTA” (SEPARADA) E NÃO UMA RELIGIÃO CONHECIDA COMO JUDAISMO.

SE HÁ UMA TRADUÇÃO ENCONTRADA, NAS ESCRITURAS, PARA JUDAÍSMO, SEMITA, ISRAELENSES, ISRAELI E JUDEUS, POR FAVOR, DEIXE-ME SABER.

DE ACORDO COM AS ESCRITURAS, SOMOS CHAMADOS HEBREUS E ISRAELITAS EM REFERÊNCIA A NOSSA DESCENDÊNCIA DOS PATRIARCAS AVRAHAM (ABRAÃO), YITSCHAQ (ISAQUE) E YAAQOV (JACÓ) QUE, DE ACORDO COM A HISTÓRIA, NÓS SOMOS.

QUANDO RETORNARMOS A YAH E NOS TORNARMOS O POVO QUE DEVERÍAMOS SER, ENTÃO, TALVEZ FALAREMOS O HEBRAICO ORIGINAL, O HEBRAICO PURO. O FATO É QUE YAH NUNCA USOU A PALAVRA “JUDEU” NA TORAH (PENTATEUCO), NEVIIM (PROFETAS) OU KETUVIM (ESCRITOS), O LIVRO DAS MEMÓRIAS, ERRONEAMENTE CHAMADO DE ANTIGO TESTAMENTO. SEMPRE FOMOS CHAMADOS DE HEBREUS E NOSSA NACIONALIDADE SEMPRE FOI ISRAELITA.

NOTA: O FATO DE AS VERSÕES MODERNAS DA BÍBLIA USAREM O TERMO “JUDEU” NÃO SIGNIFICA QUE ESSE TERMO SEJA CORRETO. MUITAS DAS BÍBLIAS MAIS RECENTES TÊM CORRIGIDO ESSE ERRO, POIS O TERMO “JUDEU” NÃO EXISTIA NEM MESMO NAS BÍBLIAS CORROMPIDAS ATÉ O ANO DE 1611. ESTE TERMO FOI ADICIONADO MAIS TARDE.

CONTINUE COMIGO NA PARTE 12 – O EXÍLIO, DISPERSSÃO E RETORNO DE YISRAEL A ERETZ HAKODESH (TERRA SANTA), E SAIBA QUANDO YAH VAI LEVAR OS ISRAELITAS DE VOLTA A YISRAEL COMO UMA NAÇÃO SOBERANA.

 O texto original, em inglês, foi escrito por Obadyah Ysrayl (http://www.hebrewisraelites.org) e traduzido por Hadassah Yahshurun (http://yahshurun.blogspot.com).

POR YAH JUSTIÇA NOSSA, YERUSHALEM E A SEMENTE SANTA.

BENDITO SEJA YAH, O CRIADOR, REI E ÚNICO SALVADOR DE YISRAEL E DAS NAÇÕES!

PARA YAH SEJA TODA A HONRA!

SHALOM 001 

HADASSAH YASHURUN (https://hebreuisraelita.wordpress.com) e (http://yahshurun.blogspot.com)

hebreuisraelita.wordpress.com © Copyright 2012-2014, Todos os direitos reservados.

 

CONTATOS:

E-MAIL (NOVO)hadassahyashurun@gmail.com

PÁGINA HEBREU ISRAELITA NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/#!/pages/Hebreu-Israelita/273866006006910?sk=wall

GRUPO HEBREU ISRAELITA NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn#!/groups/hebreuisraelita/

PERFIL FACEBOOK: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100003341748660

MSN / SKYPE (NOVO)hadassahyashurun@live.com

WINDOWS LIVE: https://profile.live.com/P.mvc#!/cid-01fa289596dc9951/

MULTIPLY – http://hebreuisraelita.multiply.com/

MYSPACE: http://www.myspace.com/hebreuisraelita

LINKEDIN: http://www.linkedin.com/profile/view?id=160692766&authType=name&authToken=wvsW&trk=api*a109615*s118149**

YOUTUBE: http://www.youtube.com/user/OHEBREUISRAELITA  

YOUTUBE (NOVO):http://www.youtube.com/user/OHEBREUISRAELITA2

YOUTUBE: http://www.youtube.com/user/IVRIMYAHSHURUN  

DAILYMOTION: http://www.dailymotion.com/HEBREUISRAELITA

Comente

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Vibrar Amor, Alegria, Paz e Iluminação

Neurociência, Física Quântica, Noética, Lei da Atração, Treinamento Cerebral e Desenvolvimento Pessoal

Yahshurun

Despertanto a Nação Eleita de Yah

CANAL DESCUBRA

TUDO QUE O SISTEMA ESCONDE E A MÍDIA NÃO DIVULGA VOCÊ DESCOBRE AQUI.

%d blogueiros gostam disto: