HEBREWISMO DA ÁFRICA

04/02/2012

TRIBOS DE YISRAEL

“NAQUELE DIA, YHWH TORNARÁ A ESTENDER A MÃO PARA RESGATAR O RESTANTE DO SEU POVO, QUE FOI DEIXADO, DE ASHSHUR (ASSÍRIA), DE MITSRAYIM (EGITO), DE PATROS (SUPERIOR E INFERIOR DO EGITO), DE KUSH (ETIÓPIA), DE ELAM (ELÃO)DE SHINAR (SINAR), DE HAMAT E DAS TERRAS DO MAR (JAMAICA, HAITI, CUBA, ETC.” (YESHAYAHU / ISAÍAS 11:11)

“EM PRIMEIRO LUGAR, MUITO HEBREWISMO (COSTUMES HEBREUS) FORAM DESCOBERTOS NOS COSTUMES DA TRIBO ASHANTI. EM SEGUIDA, FOI ENCONTRADA UMA IMPRESSIONANTE SEMELHANÇA ENTRE O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS ASHANTI E O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS HEBRAICAS EQUIVALENTES. FINALMENTE, O SER SUPREMO DOS ASHANTI DEU FORTE INDICAÇÃO DE SER O YHWH DO “ANTIGO TESTAMENTO”. FOI REALMENTE SURPREENDENTE COMO MUITO HEBREWISMO, REAL OU PELO MENOS APARENTE, ENCONTRAVA-SE ENTRE AS TRIBOS NÃO MUÇULMANAS”.

EXTRAÍDO DO LIVRO “HEBREWISMOS DA ÁFRICA OCIDENTAL”, POR JOSEPH J. WILLIAMS (CÓPIA ESCRITA EM 1930) PÁGINAS 22 E 23.

É UM FATO HISTÓRICO COMPROVADO QUE A GRANDE MAIORIA DOS ESCRAVOS QUE FORAM TRAZIDOS PARA AS AMÉRICAS (NORTE, SUL E CENTRAL), VEIO DA ÁFRICA OCIDENTAL, EMBORA UMA MINORIA TENHA VINDO DA ÁFRICA ORIENTAL.

AS TRIBOS DO OESTE AFRICANO, DE ONDE NOSSOS ANTEPASSADOS FORAM RETIRADOS, TÊM MUITOS COSTUMES HEBREUS ANTIGOS EM SUA CULTURA. OS KAFFIR, BO, GREBO, MARIBUCK, MAVUMBA, AKRA, FANTI, AKIN, YORUBÁ, KONGO E ASHANTI, SÃO APENAS ALGUNS DOS MUITOS PAÍSES DO SUB-SAARA QUE SE DEDICAM A ANTIGOS RITUAIS ISRAELITAS.

TAIS RITUAIS INCLUEM:

    • CIRCUNCISÃO,
    • A DIVISÃO DAS SUAS TRIBOS EM DOZE, ASPERSÃO DE SANGUE NOS UMBRAIS DA PORTA,
    • CASAR COM A MULHER DE SEU IRMÃO APÓS A MORTE,
    • SEPARAÇÃO E PURIFICAÇÃO APÓS O PARTO,
    • RITOS DE PURIFICAÇÃO DURANTE O PARTO,
    • IMPUREZA DURANTE A MENSTRUAÇÃO,
    • CELEBRAÇÕES DA LUA NOVA.

ALÉM DE MUITOS MAIS.

ENTRE A TRIBO ASHANTI O SACERDÓCIO É HEREDITÁRIO A UMA DETERMINADA FAMÍLIA QUE TEM POUCA OU NENHUMA POSSE, ESTÁ ISENTA DE TODOS OS IMPOSTOS, É SUPRIDA COM ALIMENTOS E ACONSELHA O REI. COMPARE ISSO COM OS LEVITAS DO ANTIGO YISRAEL E VOCÊ VERÁ QUE AMBOS TÊM EXATAMENTE O MESMO COSTUME.

O NOME ASHANTI É DE ORIGEM HEBRAICA, ASHAN ERA O NOME DE UMA CIDADE SITUADA NA JUDÉIA, NO SUL DE YISRAEL (JOSUÉ 15:42 E 19:7 / 1 CRÔNICAS 4:32 E 6 : 59) E O “TI” FINAL SIGNIFICA POVO OU RAÇA.

A PALAVRA ASHAN, EM HEBRAICO, SIGNIFICA CIDADE EM CHAMAS OU BRANDOS. ASHANTI SIGNIFICA O POVO DE ASHAN OU O POVO DA CIDADE EM CHAMAS. ESTA FOI A REFERÊNCIA À CIDADE DE ASHAN DEPOIS QUE OS ROMANOS A DESTRUÍRAM, EM 70 EC.

EM UM LIVRO MUITO INFORMATIVO INTITULADO “HEBREWISMO DA ÁFRICA OCIDENTAL” POR JOSEPH J WILLIAMS, ELE DÁ A DESCRIÇÃO DETALHADA DOS COSTUMES HEBRAICOS DE MUITAS DAS TRIBOS DO OESTE AFRICANO. ESTAS SÃO AS TRIBOS QUE ERAM AS PRINCIPAIS FORNECEDORAS DE ESCRAVOS DURANTE O TRÁFICO NEGREIRO, E ESTAS SÃO AS TRIBOS DAS QUAIS A MAIORIA DOS HEBREUS NO OESTE SÃO DESCENDENTES. VOU APRESENTAR ALGUNS TRECHOS DE SEU LIVRO, E ISSO DEVE AJUDAR A CONVENCÊ-LO DE QUEM SÃO OS VERDADEIROS ISRAELITAS.

NOTA: DEVO DIZER AQUI QUE ESTE LIVRO FOI ESCRITO EM 1930 E É O AUTOR QUE CITA ALGUNS AUTORES BRANCOS RACISTAS, DE 1700. ELE TAMBÉM FAZ ALGUNS COMENTÁRIOS EQUIVOCADOS, ENQUANTO ELE TENTA DESCOBRIR COMO TANTO ESTILO DE VIDA E CULTURA HEBRAICA CHEGOU A ÁFRICA OCIDENTAL. ELE SABERIA A RESPOSTA SE ELE CONHECESSE AS PROFECIAS. MAS, MESMO ASSIM, AINDA HÁ UMA SÉRIE DE INFORMAÇÕES ÚTEIS CONTIDAS EM SEU LIVRO.

PÁGINA 22: EM PRIMEIRO LUGAR, MUITO DOS COSTUMES DOS HEBREUS FORAM DESCOBERTOS NAS TRIBOS DOS ASHANTI E TAMBÉM EM MUITAS DAS PALAVRAS ASHANTI FORAM ENCONTRADAS ENORMES SEMELHANÇAS COM AS EQUIVALENTES EM HEBRAICO. FINALMENTE O SER SUPREMO DOS ASHANTI DÁ UMA FORTE INDICAÇÃO DE SER O MESMO (YHWH) DO “ANTIGO TESTAMENTO”.

PÁGINA 23: É TAMBÉM SURPREENDENTE QUANTO HEBREWISMO REAL OU APENAS APARENTE FORAM ENCONTRADOS ENTRE AS TRIBOS NÃO MULÇUMANAS.

PÁGINA 52: EM AMBAS AS PALAVRAS ASHANTI E NO HEBRAICO O SOM DAS VOGAIS TRADICIONAIS É DE IGUAL IMPORTÂNCIA PARA DAR VERDADEIRO SENTIDO AS PALAVRAS.

PÁGINA 56: MESMO NA CONJUGAÇÃO DOS VERBOS, OS ASHANTI PREFIXAM OS PRONOMES PESSOAIS AOS VERBOS, O MESMO TAMBÉM ENCONTRAMOS NO IMPERFEITO HEBRAICO.

PÁGINA 61: É DIFÍCIL ENUMERARMOS TODOS OS COSTUMES E PRÁTICAS QUE FAZEM CONEXÃO ENTRE OS ANTIGOS HEBREUS E OS ASHANTI. POR EXEMPLO: OS ASHANTI PRATICAM A LEI MOSAICA DO CASAMENTO INTRA-TRIBAL, QUE FOI DESCRITA EXPRESSAMENTE PARA PRESERVAR A HERANÇA DAS FILHAS NA TRIBO E NA FAMÍLIA POR PARTE DOS PAIS. (BAMIDBAR / NÚMEROS 36:12) ENCONTRAMOS TAMBÉM UMA SÉRIE DE SEMELHANÇAS ENTRE AS TRIBOS ASHANTI NOS DIAS ATUAIS. TAMBÉM O CASAMENTO ENTRE PRIMOS, CARACTERÍSTICO DOS ÚLTIMOS, SÃO ESTRITAMENTE SEMELHANTES AQUELES DAS FILHAS DE ZELOFEADE QUE SE CASARAM COM OS FILHOS DE SEU TIO, PARTE PATERNA (BAMIDBAR / NÚMEROS 36:2) NOVAMENTE A PRESERVAÇÃO DE CERTOS NOMES NA FAMÍLIA É MUITO COMUM ENTRE OS ASHANTI ASSIM COMO ERA COMUM ENTRE OS HEBREUS, COMO NOS É MOSTRADO NO CASO DE JOÃO BAPTISTA (YOCHANAN) QUANDO FOI FEITA A OBJEÇÃO DE QUE…. “NÃO EXISTE NENHUM PARENTE QUE É CHAMADO POR ESTE NOME….”(LUKA 1:61).

PÁGINA 62: ASSIM TAMBÉM COMO A SIMPLICIDADE DA CERIMÔNIA DO CASAMENTO ENTRE OS ASHANTI E A PARTE DISTINTIVA QUE O VINHO REPRESENTA NAS CERIMÔNIAS, NOS FAZ LEMBRAR OS ANTIGOS ISRAELITAS.

PÁGINA 63: NÃO SOMENTE NA CERIMÔNIA PRÓPRIA DO CASAMENTO, MAS TAMBÉM APÓS, EXISTE UMA FORTE SEMELHANÇA ENTRE OS ASHANTI E OS HEBREUS. COMO POR EXEMPLO: POR UM PERÍODO DE 8 DIAS APÓS O NASCIMENTO DA CRIANÇA, “A MÃE ASHANTI É CONSIDERADA IMPURA”. E SOMENTE AO OITAVO DIA NA NTETEA QUE A CRIANÇA RECEBE O SEU NOME PRÓPRIO E, QUANDO COMPLETO 40 DIAS, OUTRA CERIMÔNIA TEM DE SER OBSERVADA. EM TUDO ISSO NOS TRAZ A LEMBRANÇA OS COSTUMES DOS HEBREUS. MAIS ADIANTE TAMBÉM TEMOS A MULHER ASHANTI EM SEU PERÍODO MENSTRUAL E SUA RETIRADA PARA A (BARA) CABANA. QUANDO OBSERVAMOS ISTO ATÉ PARECE QUE ESTAMOS LENDO UMA PÁGINA COPIADA DO LIVRO DE LEVÍTICO (15:19-20). E TAMBÉM O SISTEMA DOS ASHANTI PARA PREVENÇÃO (IMPUREZAS) NOS TRAZ A MENTE CONSTANTEMENTE AS PRÁTICAS SIMILARES COMUNS ENTRE OS HEBREUS.

PÁGINA 66: DE UMA CERTA MANEIRA, HÁ ALGUNS ELEMENTOS CULTURAIS ENTRE OS ASHANTI E OS ANTIGOS HEBREUS, ASSIM COMO A PRÁTICA DO CULTO, AS DANÇAS RELIGIOSAS, O USO DO “AMEIM”, VALORES DAS VOGAIS, SISTEMA PATRIARCAL, SIMBOLISMOS PARALELOS DE AUTORIDADE EM “BANQUENTAS” E “TRONOS”, ENDOGAMIA, CASAMENTOS ENTRE PRIMOS, NOMES FAMILIARES, EXOGAMIA, SIMPLICIDADE NOS RITUAIS DO CASAMENTO E A REPRESENTAÇÃO QUE O VINHO TEM NAS CERIMÔNIAS, PURIFICAÇÕES APÓS O NASCIMENTO DOS FILHOS, RECLUSÕES MENSTRUAIS E ABLUÇÕES CERIMONIAIS E PALAVRAS APARENTEMENTE HERDADAS DE ORIGEM HEBRAICA.

PÁGINA 70: ELES ESCREVEM A YHWH OS ATRIBUTOS DE ONIPRESENTE, ONISCIENTE E INVISIBILIDADE, ENTRE A CRENÇA DELES ESTÁ A QUE ELE GOVERNA TODAS AS COISAS POR PROVIDÊNCIA. E POR ELE SER INVISÍVEL DIZEM QUE É IMPOSSÍVEL FAZERMOS UMA REPRESENTAÇÃO DELE. DO OUTRO LADO ELES TÊM MULTIDÕES DE IMAGENS DE SEUS DEUSES-ÍDOLOS QUE ELES ALEGAM QUE SÃO SUBALTERNOS AO SUPREMO YHWH.

PÁGINA 72: PELO FATO DOS HEBREUS TEREM DESRESPEITADO O CULTO A YHWH, ELES CAÍRAM EM VÁRIAS FORMAS DE IDOLATRIA. CAPTAIN RATTAY, FEZ UM PARALELISMO ENTRE OS ASHANTI AONDE BOSNAM NOTOU QUE ELES CRÊEM EM UM SER SUPREMO RODEADO POR INÚMEROS DEUSES-ÍDOLOS.

PÁGINA 78: EXISTE UM PROVÉRBIO MUITO COMUM ENTRE OS ASHANTI QUE DIZ: NENHUM SACERDOTE OLHARÁ A FACE DE SEU DEUS E VIVERÁ, ISTO SOA COMO SE FOSSE UM ECO DA ADVERTÊNCIA QUE YHWH FEZ A MOISÉS NO MONTE SINAI ” VOCÊ NÃO PODERÁ VER MINHA FACE, PORQUE NINGUÉM HÁ QUE ME VEJA E VIVA”.

PÁGINA 80: O SER SUPREMO DOS ASHANTI É IDÊNTICO A YHWH DO ANTIGO TESTAMENTO E MAIS ADIANTE VEREMOS COM MAIS DETALHES QUE O CULTO DE ADORAÇÃO QUE ERA FEITO ENTRE AS TRIBOS TEM GRANDE SEMELHANÇA COM A QUE AS TRIBOS EXISTENTES EM JERUSALÉM FAZIAM ANTES DO EXÍLIO BABILÔNICO.

SACERDOTE ASHANTI

PÁGINA 82: O PEITORAL DA FIGURA CENTRAL, O ARAUTO (OSENE), QUE É CHAMADO POR STANLEY DE “O PREGOEIRO”, É MUITO SEMELHANTE AO PEITORAL DO SUMO SACERDOTE ENTRE OS ANTIGOS HEBREUS, COM AS DIVISÕES EM DOZE PARTES. O TURBANTE DO ARAUTO, TAMBÉM COM O SEU DISCO DE OURO NA FRENTE, SATISFAZ A DESCRIÇÃO DO MIZNEFET COMO APARECE NA ENCICLOPÉDIA JUDAICA. “A TIARA, OU TALVEZ UM TURBANTE NA FRONTE ONDE TINHA UMA PLACA DE OURO COM A INSCRIÇÃO “SANTO (SEPARADO) PARA YHWH”. NO ENTANTO, A DIVISÃO DO PEITORAL EM DOZE PARTES, ASSIM COMO A TIARA NA CABEÇA COM DISCO DE OURO NA FRENTE, CERTAMENTE, SÃO DISTINTOS DO HEBREWISMO.

PÁGINA 83: O MITO ASHANTI MANIFESTA ESTÁGIOS PROGRESSIVOS DA PRESENÇA DE (YHWH) ENTRE OS HEBREUS COMO, POR EXEMPLO, A SARÇA ARDENTE, O SINAI E A ALIANÇA, QUE ESTABELECEU A NAÇÃO COMO POVO ESCOLHIDO DE YHWH.

SHOFAR

A SHOFAR É UMA TROMBETA FEITA DE CHIFRE DE CARNEIRO. FOI USADA NO ANTIGO YISRAEL PARA ANUNCIAR A REUNIÃO DO POVO PARA DIFERENTES EVENTOS, COMO A GUERRA.

YESHUA / JOSUÉ 6:4-5 – “SETE COHANIM LEVARÃO SETE SHOFAR DE CHIFRE DE CARNEIRO ADIANTE DA ARCA; NO SÉTIMO DIA, RODEAREIS A CIDADE SETE VEZES, E OS COHANIM TOCARÃO AS TROMBETAS. E SERÁ QUE, TOCANDO-SE LONGAMENTE A SHOFAR DE CHIFRE DE CARNEIRO, OUVINDO O SONIDO DELA, TODO O POVO GRITARÁ COM GRANDE GRITA; O MURO DA CIDADE CAIRÁ ABAIXO, E O POVO SUBIRÁ NELE, CADA QUAL EM FRENTE DE SI”.

ESTAS SÃO APENAS ALGUMAS DAS VÁRIAS COMPARAÇÕES FEITAS POR JOSEF WILLIAMS EM APENAS UMA DAS TRIBOS DE ONDE NÓS (DO OCIDENTE) SOMOS DESCENDENTES. SERIA UM LONGO PROCESSO SE FÔSSEMOS INCLUIR TODAS AS TRIBOS DA ÁFRICA OCIDENTAL QUE TÊM CULTURA HEBRAICA.

ATUALMENTE, TODA A ÁFRICA ESTÁ AGLOMERADA EM UMA SÓ, O QUE SIGNIFICA QUE “TODAS AS PESSOAS DE PELE NEGRA” TÊM A MESMA CULTURA, COSTUMES, ETC” E EM CONSEQÜÊNCIA DISSO, TODOS ESSE HEBREWISMO PASSOU DESPERCEBIDO PELO MUNDO EM GERAL. A MAIORIA DOS COSTUMES QUE NOS SÃO ENSINADOS COMO SENDO CULTURA “TRADICIONAL” AFRICANA SÃO TRAÇOS CULTURAIS QUE PODEM SER ENCONTRADOS NOS PRIMEIROS CINCO LIVROS DA SUA BÍBLIA.

NA NARRATIVA DO ESCRAVO OLAUDAH EQUIANO, ELE CONTA COMO SEUS COSTUMES NATIVOS SÃO PARALELOS AOS COSTUMES HEBREUS ENCONTRADOS NAS ESCRITURAS.

ELE DIZ:

“ASSIM COMO OS ISRAELITAS EM SEU ESTADO PRIMITIVO, NOSSO GOVERNO TAMBÉM ERA CONDUZIDO PELOS NOSSOS CHEFES OU JUÍZES, OS NOSSOS SÁBIOS, E OS ANCIÃOS, E O CHEFE DE FAMÍLIA CONFERIA UMA AUTORIDADE SIMILAR SOBRE A SUA CASA (FAMÍLIA) COMO AQUILO QUE É ATRIBUÍDA A AVRAHAM E OS OUTROS PATRIARCAS. A LEI DE RETALIAÇÃO PREVALECEU QUASE QUE UNIVERSALMENTE ENTRE NÓS, ASSIM COMO ENTRE ELES; E ATÉ MESMO A SUA CRENÇA PARECE TER DERRAMADO SOBRE NÓS UM RASTRO DE SUA GLÓRIA, EMBORA APENAS ALGUMAS PARTES E EM ALGUMAS PASSAGENS, OU ECLIPSE PELA NUVEM ATRAVÉS DA QUAL O TEMPO, A TRADIÇÃO E A IGNORÂNCIA DEVEM TER DESENVOLVIDO, PORQUE PRATICÁVAMOS A CIRCUNCISÃO (CREIO EU, QUE ERA UM RITO PECULIAR ÀQUELE POVO), TÍNHAMOS TAMBÉM OS NOSSOS SACRIFÍCIOS E HOLOCAUSTOS, AS NOSSAS LAVAGENS E PURIFICAÇÕES, NAS MESMAS OCASIÕES QUE ELES TINHAM”.

OLUDAH EQUIANO

“POR FIM, VIM PARAR EM UM PAÍS, NO QUAL OS HABITANTES DIFEREM MUITO DE NÓS EM TODOS ESSES DETALHES. FIQUEI MUITO IMPRESSIONADO COM ESTA DIFERENÇA, ESPECIALMENTE QUANDO EU ENCONTREI PESSOAS QUE NÃO SE CIRCUNCIDAVAM”.

EM UM ARTIGO DE WILLIAM LEVI OCHAN AJJUGO, QUE É MEMBRO DA TRIBO MADI NO PAÍS DO SUDÃO, ELE CONTA OS COSTUMES HEBREUS ENTRE A SUA E AS OUTRAS TRIBOS DO SUDÃO.

“QUANDO AS PESSOAS PENSAM EM JUDAÍSMO NA ÁFRICA NEGRA, ELAS IMAGINAM OS CHAMADOS “FALASHAS”, BAYIT YISRAEL, JUDEUS ETÍOPES QUE MANTIVERAM O ESSENCIAL DO JUDAÍSMO BÍBLICO, APESAR DE TEREM SIDO GEOGRAFICAMENTE ISOLADOS DE OUTROS JUDEUS POR MILHARES DE ANOS.

OS FALASHAS SÃO, NA VERDADE, A PONTA DO ICEBERG. O JUDAÍSMO VEIO PARA A ÁFRICA MUITO ANTES DO ISLÃ OU MESMO DO CRISTIANISMO. OS HEBREUS TÊM ESTADO NA ÁFRICA CENTENAS DE ANOS ANTES DO ÊXODO DO EGITO. TÃO INFLUENTE FOI O ANTIGO JUDAÍSMO NO ORIENTE DA ÁFRICA QUE OS ANTROPÓLOGOS DESENVOLVERAM UM MÉTODO PARA SABER SE UMA CERTA TRIBO OU POVO TEM RAÍZES HEBRAICAS; O TESTE ERA FEITO DA SEGUINTE FORMA: SE OS HOMENS ERAM CIRCUNCIDADOS A PARTIR DA IDADE DE 1 OU MENOS.

EU SOU DO SUL DO SUDÃO, REGIÃO ONDE SE CONCENTRA A MAIOR PARTE CRISTÃ AFRICANA DO SUDÃO, QUE TEM SIDO DOMINADA POR ÁRABES MUÇULMANOS DO NORTE, EM CARTUM (CAPITAL DO SUDÃO E 2° MAIOR CIDADE DO PAÍS). EU SOU DE UMA TRIBO CHAMADA MADI, E EMBORA NÃO RETENHAMOS O JUDAÍSMO, ASSIM COMO FAZEM AS TRIBOS DOS FALASHAS, NOSSOS VIZINHOS DA ETIÓPIA, FICO ADMIRADO QUANDO EU OLHO PARA TRÁS E PENSO QUE, NO PASSADO, MUITOS DOS NOSSOS COSTUMES PARECEM TER VINDO DAS ESCRITURAS HEBRAICAS.

ENTRE OS CRISTÃOS E NÃO CRISTÃOS, TODOS ADORAVAM AO ÚNICO CRIADOR. ASSIM COMO NO LIVRO DO LEVÍTICO, SACRIFÍCIOS DE SANGUE FORAM OFERECIDAS COMO EXPIAÇÃO PELOS NOSSOS PECADOS. OS PIORES PECADOS EXIGIAM O SACRIFÍCIO DE UMA OVELHA, ABAIXO DESSES O DE UMA CABRA, E OS PECADOS “MENORES”  O DE UMA GALINHA. UM GRUPO HEREDITÁRIO DE ANCIÃOS OU SACERDOTES DECIDIAM QUAL ANIMAL A SER SACRIFICADO E PRESIDIAM ESSAS E OUTRAS CERIMÔNIAS.

LEIS DIETÉTICAS ERAM PRATICADAS; CERTOS ANIMAIS ERAM “IMPUROS” E NÃO PODIAM SERVIR DE ALIMENTO. LAVAGEM CERIMONIAL DE MÃOS ERA NECESSÁRIA QUANDO SAÍAMOS DE CASA. CERTOS DIAS DO ANO FORAM SEPARADOS COMO SANTOS. NESSES DIAS, TUDO ERA DEDICADO AO ALTÍSSIMO QUE PERDOA OS PECADOS.

OS MADI TAMBÉM USAVAM UM CHIFRE DE CARNEIRO (“BILAH”) PARA CONVOCAR O POVO PARA DIVERSOS FINS. MEU PAI, QUE ERA UM ANCIÃO HEREDITÁRIO, MUITAS VEZES TOAVA O BILAH PARA REUNIR O POVO PARA UMA CERIMÔNIA OU PARA DISCUTIR UM ASSUNTOS IMPORTANTES.

QUANDO UM HOMEM MORRIA, SEU IRMÃO SE CASAVA COM A VIÚVA. ISSO ESTÁ EM LEVÍTICO, E TAMBÉM ESTÁ EMBUTIDO NA CULTURA MADI, ASSIM COMO O COSTUME DO “RESGATADOR” ENCONTRADOS NO LIVRO DE RUTE EM RELAÇÃO AO CASAMENTO DELA COM BOAZ. RUTE 4:7 DIZ QUE “ESTE ERA OUTRORA O COSTUME EM ISRAEL”, O RESGATE E A TRANSFERÊNCIA DE PROPRIEDADE SE TORNAVAM DEFINITIVOS QUANDO UMA DAS PARTES TIRAVA UMA DE SUAS SANDÁLIAS E ENTREGAVA AO OUTRO. ISTO É EXATAMENTE O QUE OS MADI FAZIAM QUANDO EU ERA CRIANÇA”.

HEBREUS NO SUDÃO

“EM DEUTERONÔMIO 15:19, OS ISRAELITAS FORAM ORDENADOS A SEPARAR PARA O ETERNO TODOS OS MACHOS PRIMOGÊNITOS DE SEUS REBANHOS. NENHUM DELES PODIAM SER COLOCADOS PARA TRABALHAR, OU, NO CASO DAS OVELHAS, NÃO PODIAM SER TOSQUIADAS. MAIS UMA VEZ, ESTE TAMBÉM É UM COSTUME MADI.

MUITOS DESTES COSTUMES TAMBÉM SÃO PRATICADOS POR OUTRAS TRIBOS NO SUDÃO. OS COSTUMES MADI, PORÉM, SÃO MAIS MARCANTES EM SUA IMPLICAÇÃO ÓBVIA: TODOS OS HOMENS SÃO CIRCUNCIDADOS – COMO EU FUI – NO DIA 8° DIA DE VIDA.

QUANDO EU ERA CRIANÇA, EU NÃO SABIA QUE ESTES ERAM COSTUMES “JUDEUS”. SÓ QUANDO COMECEI A ESTUDAR A BÍBLIA QUE A LIGAÇÃO FICOU CLARA. A MAIORIA DAS TRIBOS QUE PRATICAM ESSES COSTUMES NÃO SABEM O QUE SIGNIFICA “JUDAÍSMO”, POIS ELES SÓ SABEM QUE ESTAS SÃO AS PRÁTICAS DE SEUS PRÓPRIOS ANTEPASSADOS.

HÁ MUITO TEMPO QUE OS MISSIONÁRIOS CRISTÃOS INTERPRETAM MAL ESSAS “PRÁTICAS”, ESPECIALMENTE OS MISSIONÁRIOS DE DENOMINAÇÕES QUE DESENFATIZAM O “ANTIGO TESTAMENTO”. MUITOS GRUPOS MADI ROTULADOS COMO  PAGÃOS, ANIMISTAS, OU, INCRIVELMENTE, SEM RELIGIÃO.

HOJE, OS FUNDAMENTALISTAS ISLÂMICOS QUE GOVERNAM O SUDÃO USAM TERMOS SIMILARES PARA DESCREVER AS TRIBOS DO SUL DO SUDÃO, INCLUINDO A MADI. AO CONTRÁRIO DOS MISSIONÁRIOS CRISTÃOS DO PASSADO, NO ENTANTO, OS ISLAMISTAS CONHECEM MELHOR. EM VÁRIAS OCASIÕES, EU FUI CHAMADO DE “JUDEU” DE FORMA DEPRECIATIVA PELOS MUÇULMANOS QUANDO EU MORAVA NO SUDÃO.

O ATUAL REGIME ISLÂMICO NO SUDÃO ESTÁ TRAVANDO UMA JIHAD – UMA GUERRA DE EXTERMÍNIO – CONTRA O POVO E AS TRIBOS DO SUL DO SUDÃO. QUASE 3 MILHÕES DO MEU POVO FORAM MASSACRADOS EM UM GENOCÍDIO QUE É PIOR DO QUE QUALQUER COISA QUE O MUNDO JÁ VIU DESDE O HOLOCAUSTO. AQUELES QUE SOUBERAM DESTA CHACINA  SOB RELATADO A VÊEM APENAS COMO UMA GUERRA DE NATUREZA RELIGIOSA, MAS ESTA É UMA GUERRA DO IMPERIALISMO ISLÂMICO CONTRA A MAIORIA DOS CRISTÃOS DO SUL DO SUDÃO. É TAMBÉM UMA GUERRA CULTURAL DOS DOMINADORES ÁRABES CONTRA A CULTURA AFRICANA OU PARTE DA CULTURA AFRICANA. E ESSA PARTE DA CULTURA AFRICANA – PELO MENOS NESTA ÁREA DA ÁFRICA – SÃO, NA VERDADE, OS REMANESCENTES DE ISRAEL.

PARA AQUELES QUE GOSTARIAM DE VER A PRESERVAÇÃO DESSES REMANESCENTES, AQUI ESTÁ MAIS UMA RAZÃO PARA DEFENDER O BRAVO POVO DO SUL DO SUDÃO”.  

ESSES IRMÃOS E IRMÃS NO SUL DO SUDÃO SÃO ISRAELITAS. ESTES HEBREUS AINDA ESTÃO SENDO LEVADOS CATIVOS E FORÇADOS A ESCRAVIDÃO NO SUL DO SUDÃO. ELES ESTÃO SOFRENDO AS MALDIÇÕES DE DEVARIM/DEUTERONÔMIO 28:15-68.

EM OUTRO ARTIGO DE GEORGE E. LICHTBLAU INTITULADO  “RAÍZES JUDAICAS NA ÁFRICA”, ELE DÁ DETALHES SOBRE OS HEBREUS NA ÁFRICA OCIDENTAL.

“REIVINDICAÇÕES DA PRESENÇA HISTÓRICA DE COMUNIDADES JUDAICAS EM CERTAS REGIÕES DA ÁFRICA, GERALMENTE NO OESTE E SUL DA ÁFRICA, PARECEM ATÉ ESOTÉRICOS QUANDO MENCIONADAS PELA PRIMEIRA VEZ. ESTA PRESENÇA NÃO EXISTE APENAS DESDE ALGUNS SÉCULOS, MAS PODEMOS TRAÇÁ-LAS ATÉ OS TEMPOS BÍBLICOS.

É CLARO QUE, EM DUAS ÁREAS COMUNAIS DO CONTINENTE AFRICANO, PERMANECEU UMA PRESENÇA FIRMEMENTE RECONHECIDA DA HISTÓRIA E EXPERIÊNCIA JUDAICAS NA ÀFRICA DO NORTE E NO EGITO / ETIÓPIA. A PRESENÇA JUDAICA NO EGITO E NO ANTIGO REINO DE CUXE SÃO DESCRITOS NO LIVRO DE ÊXODO. NO ENTANTO, MESMO APÓS O ÊXODO DO EGITO E SEU ASSENTAMENTO NA TERRA DE ISRAEL, AS TRIBOS JUDAICAS CONSERVARAM CERTAS CARACTERÍSTICAS NÔMADES QUE SE REFLETEM EM TODA SUA HISTÓRIA.

POR EXEMPLO: NOS SÉCULOS 9 E 10 AM OS REIS DAVI E SALOMÃO PROCURARAM EXPANDIR A INFLUÊNCIA JUDAICA E DO COMÉRCIO EM TODO O MEDITERRÂNEO, INCLUINDO O NORTE DE ÁFRICA, O EGITO, A PENÍNSULA ÁRABE E O CORNO DA ÁFRICA, BEM COMO A PÉRSIA. FREQUENTES COMÉRCIOS DESTE TIPO ERAM PROMOVIDOS E COLONIZAÇÕES FORAM ORGANIZADAS EM COOPERAÇÃO COM OS CANANEUS E OS VIZINHOS DO REINO DE TIRO. ESSES REINOS, MUITAS VEZES DERAM APOIO MILITAR PARA O SUCESSO DESSAS COLONIZAÇÕES, O QUE LEVOU À CRIAÇÃO DE ASSENTAMENTOS JUDAICOS NUMEROSOS POR ARTESÃOS E COMERCIANTES POR TODAS ESSAS REGIÕES.

MAS A SUBSEQUENTE DISPERSÃO E A INFLUÊNCIA DOS HEBREUS OS LEVOU, CADA VEZ MAIS, PARA O INTERIOR DO CONTINENTE AFRICANO A ÁREAS MENOS EXTENSAMENTE CONHECIDAS.

PRESSIONADO PELOS CONFLITOS REGIONAIS, OS HEBREUS SE ESTABELECERAM COMO COMERCIANTES E GUERREIROS NO IÊMEN, NO CORNO DA ÁFRICA, EGITO, NO REINO DE CUXE, NÚBIA, NOS ASSENTAMENTOS PÚNICOS DO NORTE DA ÁFRICA (CARTAGO E VELUBILIS) E ÁREAS ATUALMENTE ABRANGIDAS PELA MAURITÂNIA. OUTROS IMIGRANTES SEGUIRAM ESTES PRIMEIROS COLONOS HEBREUS PARA O NORTE DA ÁFRICA APÓS A CONQUISTA DOA ISRAELITAS PELA ASSÍRIA NO SÉC. 8 AM E, NOVAMENTE, 200 ANOS DEPOIS, QUANDO JERUSALÉM FOI CONQUISTADA PELOS BABILÔNIOS, LEVANDO À DESTRUIÇÃO DO PRIMEIRO TEMPLO.

ESTE EVENTO CATASTRÓFICO NÃO SÓ LEVOU MUITOS JUDEUS AO EXÍLIO NA BABILÔNIA, MAS TAMBÉM CONTRIBUIU PARA O ESTABELECIMENTO DE COMUNIDADES EXILADAS EM TORNO DO MEDITERRÂNEO, INCLUINDO O NORTE DA ÁFRICA. ENTÃO, COMO DOMÍNIO PERSA E GREGO SOBRE ISRAEL E MAIS TARDE O DOMÍNIO E DEPENDÊNCIA DOS ROMANOS, ONDAS SUCESSIVAS DE COMERCIANTES E ARTESÃOS HEBREUS COMEÇARAM A ESTABELECER COMUNIDADES NO EGITO, CIRENE, NÚBIA E NO IMPÉRIO PÚNICO E, NOTAVELMENTE EM CARTAGO, ONDE ELES COMEÇARAM A SE ESMIUÇAR EM VÁRIAS NOVAS COMUNIDADES EMERGIDAS NO SUL DAS MONTANHAS ATLAS. VÁRIOS GRUPOS NÔMADES HEBREUS TAMBÉM COMEÇARAM A CRUZAR A FRONTEIRA DO SAARA, PARTINDO DA NÚBIA E DO ANTIGO REINO DE CUXE.

A PRESENÇA JUDAICA NA ÁFRICA COMEÇOU A SE EXPANDIR SIGNIFICATIVAMENTE NO SEGUNDO E TERCEIRO SÉCULOS DA ERA CRISTÃ, QUE SE ESTENDE NÃO SÓ PARA O DESERTO DO SAARA, MAS TAMBÉM, DESCENDO AO LONGO DA COSTA OESTE AFRICANA, E POSSIVELMENTE TAMBÉM PARA ALGUMAS TRIBOS BANTU DA ÁFRICA AUSTRAL (ONDE CERCA DE 40.000 MEMBROS DA TRIBO LEMBA AINDA REIVINDICAM RAÍZES HEBRAICAS). OS NOMES DAS ANTIGAS COMUNIDADES JUDAICAS DO SUL DAS MONTANHAS ATLAS, MUITOS DAS QUAIS EXISTIAM BEM EM TEMPOS DE RENASCIMENTO, PODE SER ENCONTRADA EM DOCUMENTOS EM ARQUIVOS DA SINAGOGA NO CAIRO.

ALÉM DISSO, HEBREUS, ÁRABES E CRISTÃOS CITAM A EXISTÊNCIA DE DIRIGENTES HEBREUS DE CERTOS GRUPOS TRIBAIS E CLÃS QUE SE IDENTIFICAM COMO HEBREUS ESPALHADOS POR TODA A MAURITÂNIA, SENEGAL, SUDÃO OCIDENTAL, NIGÉRIA E GANA. ENTRE OS NOTÁVEIS HISTORIADORES ÁRABES REFERINDO-SE A SUA EXISTÊNCIA SÃO IBN KHALDUN, QUE VIVEU NO SÉCULO XIII, UMA AUTORIDADE RESPEITADA NA HISTÓRIA BERBERE, O FAMOSO GEÓGRAFO AL-IDRISI, NASCIDO EM CEUTA, ESPANHA, NO SÉCULO XII, QUE ESCREVEU SOBRE HEBREUS NEGROS NO OESTE DO SUDÃO, E O HISTORIADOR  E VIAJANTE DO SÉCULO XVI, LEON AFRICANUS, UM MUÇULMANO DA ESPANHA QUE FOI CRIADO POR UMA SENHORA JUDIA QUE TRABALHAVA NA CASA DE SUA FAMÍLIA, DA QUAL É DITO QUE ENSINOU A ELE O HEBRAICO E EMIGROU COM A FAMÍLIA PARA O MARROCOS EM 1492. LEON AFRICANUS, MAIS TARDE, SE CONVERTEU AO CATOLICISMO, MAS MANTEVE-SE INTERESSADO EM COMUNIDADES HEBRAICAS QUE ELE ENCONTROU DURANTE AS SUAS VIAGENS NA ÁFRICA OCIDENTAL.

ALGUMAS EVIDÊNCIAS TAMBÉM PODEM SER DERIVADAS DE SOBREVIVENTES TRADIÇÕES TRIBAIS DE ALGUNS GRUPOS ÉTNICOS AFRICANOS, INCLUINDO LINKS PARA ANTEPASSADOS BÍBLICOS, NOMES DE LOCALIDADES, E CERIMÔNIAS COM AFINIDADES EM PRÁTICAS RITUAIS JUDAICOS. ALÉM DISSO, OS ESCRITOS DE VÁRIOS HISTORIADORES MODERNOS DO OESTE AFRICANO E DUAS ANEDOTAS PESSOAIS INDICAM QUE AS MEMÓRIAS DE UM PASSADO HISTÓRICO HEBREU INFLUENTE DA ÁFRICA OCIDENTAL CONTINUAM A SOBREVIVER.

AINDA ME LEMBRO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES, NA DÉCADA DE 60, COMO OFICIAL DE SERVIÇO EXTERIOR, DE UM ENCONTRO COM MR. BUBU HAMA, ENTÃO PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA NACIONAL DO NÍGER E UM ESCRITOR PROLÍFICO NA HISTÓRIA AFRICANO. ELE ME DISSE QUE OS TUAREGUES TINHAM UMA RAINHA HEBRÉIA NO INÍCIO DA ÉPOCA MEDIEVAL, E QUE ALGUNS CLÃS HEBREUS TUAREG TINHAM PRESERVADO SUA ADESÃO A ESSA FÉ, A DESPEITO DA PRESSÃO MISSIONÁRIA DE AMBOS OS ISLÂMICOS E CRISTÃOS, ATÉ O SÉCULO XVIII. EM VÁRIOS DE SEUS LIVROS HAMA AINDA CITA ALGUMAS GENEALOGIAS DE DIRIGENTES HEBREUS DO TUAREG E REINOS HAUSA.

UMA HISTÓRIA SOBRE MEMÓRIAS RELACIONADAS SOBREVIVENTE DE RAÍZES HEBRAICAS DA ÁFRICA OCIDENTAL FOI DITO PARA MIM POR VOLTA DE 1976 PELO EX-PRIMEIRO-MINISTRO ISRAELENSE SHIMON PERES. ELE TINHA ACABADO DE VOLTAR DE UMA REUNIÃO DA INTERNACIONAL SOCIALISTA, DURANTE O QUAL ELE HAVIA SE ENCONTRADO COM O ENTÃO PRESIDENTE LEOPOLD SENHOR DO SENEGAL. NO CURSO DE SUA DISCUSSÃO SOBRE A POSSIBILIDADE DE NORMALIZAR AS RELAÇÕES ISRAELO-SENEGALÊS, SENHOR TINHA DITO A ELE QUE ELE TAMBÉM TINHA ANTEPASSADOS HEBREUS. NAQUELA ÉPOCA, NÓS DOIS RIMOS UM POUCO INCRÉDULOS. NO ENTANTO, DE FATO, HÁ UMA SÉRIE DE REGISTROS HISTÓRICOS DE PEQUENOS REINOS HEBREUS E GRUPOS TRIBAIS CONHECIDOS COMO BENI ISRAEL QUE FAZIAM PARTE DAS COMUNIDADES E WOLOF MANDINGE.

ESTES EXISTIAM NO SENEGAL DESDE O INÍCIO DA IDADE MÉDIA ATÉ O SÉCULO XVIII, QUANDO FORAM FORÇADOS A SE CONVERTER AO ISLÃ. ALGUNS DESTES AFIRMAVAM SER DESCENDENTES DA TRIBO DE DAN, A TRIBO ISRAELITA TRADICIONAL QUE SÃO ARTESÃOS DE OURO E DE METAL E TAMBÉM DIZEM TER CONSTRUÍDO O “BEZERRO DE OURO”.

BAYIT YISRA’EL

NO LESTE DA ÁFRICA, NO PAÍS DE ETIÓPIA, VIVEU UM POVO CHAMADO BAYIT YISRAEL, QUE SIGNIFICA CASA DE ISRAEL. ESTES IRMÃOS E IRMÃS ALEGAM SER DESCENDENTES DA TRIBO ISRAELITA DE DAN, QUE FOI UMA DAS DOZE TRIBOS DE YISRAEL. BAYIT YISRAEL TEM A PELE NEGRA, ASSIM COMO OS VERDADEIROS ISRAELITAS. ELES RECEBERAM O NOME DE FALASHAS, QUE SIGNIFICA ESTRANHO OU ESTRANGEIRO, BAYIT YISRAEL NÃO É INDÍGENA PARA O PAÍS DA ETIÓPIA, É POR ISSO QUE ELES SÃO CHAMADOS DE ESTRANHOS POR PARTE DOS HABITANTES DAQUELA TERRA.

SABEMOS QUE, HÁ MUITO TEMPO, OS ISRAELITAS SE MISTURARAM COM OS ETÍOPES. MOSHEH (MOISÉS) CASOU-SE COM TZIPORAH (ZÍPORA), QUE ERA ETÍOPE, E TEVE DOIS FILHOS COM ELA. A PRÁTICA DO HEBREWISMO EM BAYIT YISRAEL É BEM SEMELHANTE À DOS ISRAELITAS BÍBLICOS.

HÁ UM ERRO EVIDENTE NA HISTÓRIA DE BAYIT YISRAEL: ELES DIZEM PERTENCER A TRIBO DE DAN (QUE FOI CORTADA DAS DOZE TRIBOS DE YISRAEL), MAS DIZEM QUE SÃO DESCENDENTES DO REI SHLOMO (SALOMÃO) COM A RAINHA DA SABÁ. ACONTECE QUE SHLOMO (SALOMÃO) NÃO PERTENCIA A TRIBO DE DAN. ELE ERA FILHO DO REI DAVID E PERTENCIA A TRIBO DE YAHUDAH (JUDÁ).

SABEMOS QUE NÃO FOI ATRAVÉS DO REI SHLOMO (SALOMÃO) QUE OS ETÍOPES ENTRARAM EM YISRAEL. FOI O REI DA ASSÍRIA QUE COLOCOU OS DESCENDENTES DE CHAM (CAM) EM YISRAEL NO LUGAR DOS ISRAELITAS.

MELECHIM BET / 2 REIS 17:21 – POIS, QUANDO ELE RESGATOU A YISRAEL DA CASA DE DAVID, E ELES FIZERAM REI A YAHRAVAM, FILHO DE NEVAT, YAHRAVAM APARTOU A YISRAEL DE SEGUIR YHWH E O FEZ COMETER GRANDE PECADO.

22 – ASSIM, ANDARAM OS FILHOS DE YISRAEL EM TODOS OS PECADOS QUE YAHRAVAM TINHA COMETIDO; NUNCA SE APARTARAM DELES,

23 – ATÉ QUE YHWH AFASTOU A YISRAEL DA SUA PRESENÇA, COMO FALARA PELO MINISTÉRIO DE TODOS OS SEUS SERVOS, OS PROFETAS; ASSIM, FOI YISRAEL TRANSPORTADO DA SUA TERRA PARA ASHSHUR, ONDE PERMANECE ATÉ AO DIA DE HOJE.

24 – O REI DE ASHSHUR TROUXE GENTE DE BAVEL, DE CUTAH, DE AVA, DE HAMAT E DE SEFARVAYIM E A FEZ HABITAR NAS CIDADES DE SHOMRON, EM LUGAR DOS FILHOS DE YISRAEL; TOMARAM POSSE DE SHOMRON E HABITARAM NAS SUAS CIDADES.

FOI ASSIM QUE OS DESCENDENTES DE CHAM (CAM) CHEGARAM LÁ E NÃO COMO FILHOS DE SHLOMO (SALOMÃO) COM A RAINHA DE SABÁ.

ALGUNS ACREDITAM QUE OS HEBREUS DA ETIÓPIA NÃO SÃO VERDADEIROS ISRAELITAS. PARA SABER SE ELES REALMENTE SÃO, NÓS TEMOS QUE USAR A MARCA DE IDENTIFICAÇÃO. NÓS TEMOS QUE COMPARAR AS SUAS CONDIÇÕES DE VIDA AO QUE ESTÁ ESCRITO EM DEVARIM/DEUTERONÔMIO 28:15-68 E VAYIKRAH/LEVÍTICO 26:14-46.

EM 1985, UMA GUERRA CIVIL FOI TRAVADA NA ETIÓPIA, O QUE TROUXE A MORTE E FOME. O GOVERNO ISRAELENSE (DO MODERNO ESTADO DE ISRAEL) DECIDIU TRAZER ESTES HEBREUS AO ESTADO DE ISRAEL NO QUE ELES CHAMARAM DE OPERAÇÃO MOISÉS. AS CONDIÇÕES DE VIDA DE BAYIT YISRAEL ERA DEPLORÁVEL. O GOVERNO ISRAELENSE OBSERVOU QUE SE BAYIT YISRAEL NÃO FOSSE LEVADO DA ETIÓPIA, NÃO IRIA SOBREVIVER COMO UM POVO. PARA QUE OS ISRAELENSES PERMITISSEM BAYIT YISRAEL NO MODERNO ESTADO DE ISRAEL, TIVERAM DE SE CONVERTER AO JUDAÍSMO. ISSO FOI IMPOSTO SOBRE ELES; NÃO TINHA ESCOLHA. OU SE CONVERTIAM OU FICARIAM NA ETIÓPIA E MORRERIAM. ELES DECIDIRAM SE CONVERTER AO JUDAÍSMO E AGORA SÃO CHAMADOS DE JUDEUS. COMO EU DISSE, PARA SABER SE ELES SÃO REALMENTE ISRAELITAS, TEMOS DE VER SE ELES ESTÃO SOFRENDO AS MALDIÇÕES. DESDE QUE CHEGARAM A ISRAEL, ELES FORAM TRAZIDOS PARA BAIXO, MUITO BAIXO; ELES ESTÃO SENDO TRATADOS DA MESMA FORMA COMO SOMOS NAS AMÉRICAS. BAYIT YISRAEL É CHAMADO DE “SUB-RAÇA”, EM ISRAEL. AQUI ESTÃO ALGUNS TRECHOS QUE DETALHAM SUA SAGA NO MODERNO ESTADO DE ISRAEL:

11 DE AGOSTO, 1995 – RELATÓRIO CHAMA JUDEUS ETÍOPES DE ISRAEL DE “SUB-RAÇA MICHELE CHABIN JEWISH TELEGRAPHIC AGENCY

JERUSALÉM – EQUIVOCADAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ISRAELENSES ESTÃO, CONSTANTEMENTE, TRANSFORMANDO OS IMIGRANTES ETÍOPES EM UMA SUB-RAÇA. DE ACORDO COM UM NOVO RELATÓRIO DA ASSOCIAÇÃO ISRAELITA PARA OS JUDEUS ETÍOPES INTITULADO “CRIAR UMA SUB-RAÇA: COMO SISTEMA EDUCACIONAL DE ISRAEL ESTÁ FRACASSANDO JOVENS IMIGRANTES”. O RELATÓRIO RECÉM-PUBLICADO ACUSA O GOVERNO DE FORNECER EDUCAÇÃO INFERIOR PARA OS IMIGRANTES DA ETIÓPIA E DE SEGREGAR A DE OUTROS ISRAELENSES. EMBORA RECONHECENDO QUE MUITOS FUNCIONÁRIOS DA AGÊNCIA JUDAICA PARA ISRAEL E OS MINISTÉRIOS DA EDUCAÇÃO E ABSORÇÃO TER FEITO “ESFORÇOS HERÓICOS” PARA AJUDAR A ETÍOPE OLIM (IMIGRANTES) A TER SUCESSO, O RELATÓRIO DE DESPESAS DO GOVERNO COM NEGLIGÊNCIA EDUCACIONAL. O RELATÓRIO, COMPILADO QUATRO ANOS APÓS O TRANSPORTE AÉREO DA OPERAÇÃO SALOMÃO QUE TROUXE 14.400 JUDEUS ETÍOPES PARA ISRAEL, TEM COMO SUBTÍTULO “UM APELO À AÇÃO”. EMBORA OS PROBLEMAS COLOCADOS PELA HABITAÇÃO INADEQUADA E PERSPECTIVAS DE EMPREGO SÃO BEM CONHECIDOS”, DIZ O RELATÓRIO., “O OBSTÁCULO MAIS CRÍTICO PARA A ABSORÇÃO DA COMUNIDADE ETÍOPE É O SISTEMA DE EDUCAÇÃO”.  “NOTANDO QUE CERCA DE METADE DOS ADULTOS ETÍOPES  ESTÃO DESEMPREGADOS, DIZ O RELATÓRIO ……” O RELATÓRIO DO SISTEMA DE ENSINO CONCLUI: “SÓ CONTRIBUIU PARA UM CÍRCULO VICIOSO DE POBREZA, DESEMPREGO E DELINQÜÊNCIA JUVENIL. ” JJUDEUS ETÍOPES IMITAM OS NEGROS AMERICANOS –  LAS VEGAS, DOMINGO, 25 DE JANEIRO DE 1999 – ASSOCIATED PRESS.

DURANTE SÉCULOS, OS JUDEUS ETÍOPES SONHARAM EM RETORNAR A ISRAEL. GRANDE PARTE DA COMUNIDADE DE 65.000 MEMBROS, CHEGOU AQUI ENTRE 1985 E 1991 ATRAVÉS DE UMA SÉRIE DE PONTES AÉREAS DRAMÁTICAS. MILHARES DE OUTROS POVOS PERECERAM VIAJANDO EM CONDIÇÕES BRUTAIS DO DESERTO DO SUDÃO ATÉ OS PONTOS DE PARTIDA DE TRANSPORTE AÉREO. MAS PARA MUITOS ETÍOPES, ISRAEL TEM SE MOSTRADO ALGO MENOS DO QUE UMA TERRA PROMETIDA. COMO GRUPO, ELES PERMANECEM NO DEGRAU MAIS INFERIOR DA ESCADA ECONÔMICA E EDUCACIONAL DO PAÍS, AINDA LUTANDO PARA ENCONTRAR ACEITAÇÃO SOCIAL, RELIGIOSA E CULTURAL.  A SAGA ETÍOPE EM ISRAEL FOI REPLETA DE DIFICULDADES. NA CHEGADA, A MAIORIA TORNOU-SE ALAS DE UMA BUROCRACIA DE IMIGRAÇÃO QUE OS ABRIGOU EM TRAILERS ISOLADOS OU CENTROS DE ABSORÇÃO URBANA ONDE AS HABILIDADES TÉCNICAS TRADICIONAIS DE CULTIVO FORAM INÚTEIS PARA ENCONTRAR TRABALHO. ENQUANTO A DISCRIMINAÇÃO RACIAL MANIFESTA É RELATIVAMENTE RARA, MUITOS ETÍOPES SENTEM A PICADA DO QUE ELES VÊEM COMO DESDÉM ISRAELENSE PARA ELES COMO OS RECÉM-CHEGADOS DE UM PAÍS PRIMITIVO. OS ETÍOPES TAMBÉM TÊM ENFRENTADO UMA BATALHA CONTRA UM ESTABELECIMENTO RELIGIOSO ORTODOXO QUE QUESTIONOU A AUTENTICIDADE DE SUAS RAÍZES JUDAICAS, OBRIGANDO-OS A PASSAR POR CONVERSÃO SIMBÓLICA AO JUDAÍSMO ANTES DE SE CASAR. OS FARDOS DA VIDA DE IMIGRANTES TEM SIDO PARTICULARMENTE DIFÍCEIS PARA OS JOVENS. PORQUE MUITOS PAIS NÃO PODEM PROPORCIONAR AOS SEUS FILHOS MATERIAL ESCOLAR OU UM LUGAR TRANQÜILO PARA ESTUDA., ALGUNS ADOLESCENTES FREQÜENTAM INTERNATOS ESTADUAIS JUNTO COM JOVENS ISRAELENSES DE LARES PROBLEMÁTICOS. EM ALGUMAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DO BAIRRO, OS ETÍOPES PERCEBEM UM PADRÃO SIGNIFICATIVAMENTE MAIS BAIXO DE EDUCAÇÃO. OS ETÍOPES TÊM UMA ALTA TAXA DE ABANDONO ESCOLAR, SUPERIOR A 17%, OU MAIS DO DOBRO DA MÉDIA NACIONAL. O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DIZ QUE OS JOVENS ETÍOPES SE DESTACARAM NO SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO, MAS UMA VEZ DESMOBILIZADOS, A MAIORIA PODE OBTER APENAS EMPREGOS DE BAIXA REMUNERAÇÃO. O DESEMPREGO ENTRE OS ETÍOPES MAIS VELHOS É ALTO. MAIS DA METADE DAS FAMÍLIAS COM ADOLESCENTES NÃO TÊM UM RESPONSÁVEL EMPREGADO NA FAMÍLIA.

EM ISRAEL, SINAIS DA ANGÚSTIA DOS ETÍOPES

ESPECIAL PARA A CIÊNCIA CRISTÃ, POR BEM LYNFIELD – EDIÇÃO DE 22 DE MAIO DE 2002. LUTANDO PARA INCLUSÃO: OS JUDEUS DA ETIÓPIA EMIGRARAM PARA ISRAEL NAS DÉCADAS DE 80 E 90. MUITOS SENTEM QUE NÃO SE ENCAIXAM NA SOCIEDADE DE SUA NOVA PÁTRIA. PARA ETÍOPES, É VISÍVEL, EM BAIRROS POBRES, O DESEMPREGO CRESCENTE, E A MAIOR TAXA DE ABANDONO DO ENSINO MÉDIO DO QUE QUALQUER GRUPO DE JUDEUS EM ISRAEL. 26% DOS JOVENS ETÍOPES OU ABANDONARAM OU NÃO COMPARECEM ÀS AULAS NA MAIORIA DAS VEZES, LEVANTANDO PREOCUPAÇÕES DE QUE AS ATUAIS DIFICULDADES DA COMUNIDADE PODEM SE TORNAR CRÔNICAS. O USO DE DROGAS ESTÁ EM ASCENSÃO, E A ATIVIDADE CRIMINAL, POUCO CONHECIDA ENTRE OS ETÍOPES ANTES DE VIREM PARA ISRAEL, TEM SIDO CRESCENTE.  MAS NEM TODO MUNDO É SIMPÁTICO. PREFEITOS ISRAELENSES DESCARADAMENTE EXORTAM O GOVERNO A MANTER OS IMIGRANTES ETÍOPES LONGE DE SUAS CIDADES. DURANTE UMA PAUSA NA CONVERSA, ISHETE É MASHA AROSHES, RISHON, OFICIAL DO MUNICÍPIO LEZION, DIZ QUE AS FAMÍLIAS ETÍOPES NÃO SÃO BEM-VINDOS. “ELES ESTÃO INDO PARA UM BAIRRO EM QUE O PREFEITO VEM LUTANDO DURAMENTE PARA MELHORAR”, DIZ ELA. “ELE ESTÁ APENAS COMEÇANDO. ADICIONAR MAIS 35 FAMÍLIAS ETÍOPES NÃO ESTÁ CERTO. TEM IMPACTO SOBRE O NÍVEL DE ESCOLARIDADE. PARA QUE OS ETÍOPES SEJAM DEVIDAMENTE ABSORVIDOS, ELES NÃO DEVEM IR PARA LÁ.”ESSE TIPO DE CONVERSA É A ADIÇÃO À ALIENAÇÃO ENTRE ETÍOPES, DE ACORDO COM ASHER ELIAS, UM MEMBRO DA EQUIPE DA ASSOCIAÇÃO ISRAEL PARA OS JUDEUS DA ETIÓPIA (IAEJ). “ETÍOPES TÊM MUITA MOTIVAÇÃO PARA SE TORNAR ISRAELENSES, MAS ELES NÃO SÃO ACEITOS”, DIZ ELE. “EM POSTOS DE TRABALHO, NA EDUCAÇÃO, AS PESSOAS SENTEM QUE SÃO DISCRIMINADOS PORQUE SÃO NEGRAS. EU NÃO ESTOU DIZENDO QUE É CERTO OU ERRADO, MAS É O QUE ESTAMOS SENTINDO, E ISSO É O SUFICIENTE.” UM PONTO BAIXO NA RELAÇÃO ENTRE JUDEUS ETÍOPES E ISRAELENSES VEIO EM 1996, QUANDO FOI REVELADO QUE OS HOSPITAIS ISRAELENSES HAVIAM JOGADO FORA TODO O SANGUE DOADO POR ETÍOPES. “FORAM DOAÇÕES PARA AJUDAR OUTROS ISRAELENSES”, DISSE ELIAS DIZ. “ETÍOPES DISSERAM UNS AOS OUTROS: “ELES PENSAM QUE NÓS NÃO SOMOS SERES HUMANOS” HABAD, UM DOS MAIS FORTES GRUPOS RELIGIOSOS ORTODOXOS DE ISRAEL, NÃO RECONHECEM OS ETÍOPES COMO JUDEUS NEM PERMITEM SEUS FILHOS EM SEUS JARDINS DE INFÂNCIA.

BAYIT YISRAEL

A PARTIR DA LEITURA AS INFORMAÇÕES NOS ARTIGOS ACIMA, VOCÊ PENSARIA QUE ELES ESTAVAM FALANDO SOBRE HEBREUS NO HEMISFÉRIO OCIDENTAL. MAS ELES NÃO SÃO; ELES ESTÃO FALANDO SOBRE NOSSOS IRMÃOS EM ISRAEL. BAYIT YISRAEL É MARGINALIZADO E TRATADO COMO UM ESTRANHO EM SUA PRÓPRIA TERRA. YAH DISSE QUE ISTO ACONTECERIA.

YIRMEYAHU/JEREMIAS 14:8 – “Ó ESPERANÇA DE YISRAEL E REDENTOR SEU NO TEMPO DA ANGÚSTIA, POR QUE SERIAS COMO ESTRANGEIRO NA TERRA E COMO VIANDANTE QUE SE DESVIA PARA PASSAR A NOTE?”

YESHAYAHU/ISAÍAS 1:7 – “A VOSSA TERRA ESTÁ ASSOLADA, AS VOSSAS CIDADES, CONSUMIDAS PELO FOGO, A VOSSA LAVOURA OS ESTRANHOS DEVORAM EM VOSSA PRESENÇA; E A TERRA SE ACHA DEVASTADA COMO NUMA SUBVERSÃO DE ESTRANHOS”.

OS LEMBA DA ÁFRICA DO SUL

NA ÁFRICA DO SUL RESIDE UM OUTRO GRUPO DE ISRAELITAS CONHECIDOS PELO NOME DE LEMBAS. OS ISRAELITAS LEMBA DIZEM QUE DEIXARAM YISRAEL E MIGRARAM PARA A ÁFRICA DO SUL CERCA DE 3.000 ANOS ATRÁS. ELES SÃO CERCA DE 300 MIL E DIZEM QUE HÁ MAIS DELES AO LONGO DA COSTA LESTE DA ÁFRICA. OS LEMBAS SÃO SEPARADOS DAS TRIBOS INDÍGENAS LOCALIZADAS NA ÁFRICA DO SUL. RECENTEMENTE, UM TESTE GENÉTICO FOI FEITO NOS LEMBA PARA VER SE ELES SÃO ISRAELITAS. 
ESTES TESTES TÊM COMPROVADO QUE OS LEMBA TÊM A MAIS ALTA CONCENTRAÇÃO DO FATOR GENÉTICO DO QUE TODOS OS OUTROS GRUPOS JUDEUS HALAKHIC. ISSO É RELATADO EM UM ARTIGO INTITULADO “DECODIFICANDO O SACERDÓCIO”, DE PETER HIRSHBERG E LOGAN JANE, NO JERUSALEM REPORT (EDIÇÃO DE 10 DE MAIO DE 1999).

ASSIM COMO BAYIT YISRAEL, A PRÁTICA DO HEBREWISMO LEMBA NÃO É COMO O JUDAÍSMO TRADICIONAL. É MAIS BÍBLICO, MAS INFELIZMENTE, ELES ESTÃO TENDO UMA INFLUÊNCIA DOS JUDEUS. OS JUDEUS ESTÃO TENTANDO CONVERTÊ-LOS AO JUDAÍSMO.

AQUI ESTÁ UM TRECHO DE UM DISCURSO DE UM ISRAELITA LEMBA:

LEMBA ISRAELITA COM O SHOFAR

 SHALOM ALEICHEM! 

OBRIGADO POR ME DAR ESTA OPORTUNIDADE DE FALAR PARA VOCÊS. 
ALGUNS DE VOCÊS PODEM JÁ ESTAR FAMILIARIZADO COM O ASSUNTO QUE VOU DISCUTIR, MAS SE VOCÊ NÃO ESTIVER, ENTÃO VAMOS TRABALHAR POR ISSO JUNTOS. COMO DITO POR MEU PAI, E PAI DE SEU PAI, E SEU PAI, O PAI DE SEU PAI, E MUITOS MAIS ANTES DELES; APROXIMADAMENTE 2.500 ANOS ATRÁS, UM GRUPO DE JUDEUS DEIXOU A JUDÉIA E SE ESTABELECEU NO IÊMEN. A TRIBO ERA LIDERADA PELA CASA DE BUBA E SOMOS INFORMADOS DE QUE ESTE MOVIMENTO FOI O DE FACILITAR O COMÉRCIO.NO IÊMEN QUE SE ESTABELECERAM EM UM LUGAR E CONSTRUIU UMA CIDADE CHAMADA SENNA. ELES FICARAM, ENTÃO, CONHECIDOS COMO O BASENNA (O POVO DE SENNA). COMO AS CONDIÇÕES TORNARAM-SE DESFAVORÁVEIS, E NÃO SENDO UM HISTORIADOR, NÃO POSSO TE DAR DETALHES EXATOS SOBRE O QUE CORREU MAL, MAS DEIXE-ME APENAS DE DIZER QUE NÃO PODIA MAIS CHAMAR DE LAR IÊMEN.

A CASA DE HAMISI ASSUMIU A LIDERANÇA E LEVOU A POPULAÇÃO DE TODA A ÁFRICA. UMA VEZ NA ÁFRICA, A TRIBO FOI DIVIDIDA EM DUAS SEÇÕES: UM GRUPO ESTABELECIDO NA ETIÓPIA E O OUTRO GRUPO FOI PARA O SUL AO LONGO DA COSTA LESTE. ELES SE ESTABELECERAM NO QUE HOJE É CONHECIDO COMO A TANZÂNIA / QUÊNIA E CONSTRUÍDO SENNA 2. AQUI ELES PROSPERARAM E CRESCERAM EM NÚMEROS. RECEIO QUE O BIT BUG VIAJOU MAIS UMA VEZ E ELES ESTAVAM EM MOVIMENTO. UM PEQUENO GRUPO PASSOU E SE ESTABELECEU NO MALAWI E NO QUÊNIA. SEUS DESCENDENTES AINDA SÃO RESIDENTES NESSES PAÍSES ATÉ HOJE E SÃO GERALMENTE CONHECIDOS COMO BA MWENYE (SENHORES DA TERRA). O GRUPO RESTANTE, SOB A LIDERANÇA DA CASA DE BAKALI, MUDOU E SE ESTABELECERAM EM MOÇAMBIQUE. AQUI ELES CONSTRUÍRAM SENNA 3. AINDA HOJE, A BASENNA SÃO ENCONTRADOS EM MOÇAMBIQUE. DEPOIS DE MUITOS ANOS, PARTE DA TRIBO, AGORA SOB A LIDERANÇA DE SEREMANE (QUE É A CASA A QUAL EU PERTENÇO); SE DESLOCARAM MAIS PARA O SUL PARA SE ESTABELECER EM CHIRAMBA NO QUE É CONHECIDO HOJE COMO ZIMBABWE. ELES ERAM CONHECIDOS COMO O BA-LEMBA. NOSSO POVO AINDA VIVE LÁ ATÉ HOJE. ALGUNS DA TRIBO SE MOVERAM PARA O SUL OUTRA VEZ E ACABARAM POR SE INSTALAR NA ÁFRICA DO SUL (VENDA, LOUIS TRICHADT, PIETERSBURG E TZANEEN).

ESTA HISTÓRIA É CONTADA A TODAS AS CRIANÇAS LEMBA A PARTIR DO MOMENTO QUE ELAS SÃO CAPAZES DE COMPREENDER. É DITO PARA QUE POSSAMOS SABER DE ONDE VIEMOS, QUEM SOMOS E COMO VIVEMOS. ELA É CONTADA E DEVE CONTINUAR A SER DITA / ESCRITA DE FORMA QUE AS GERAÇÕES FUTURAS NÃO SEJAM PERDIDAS NOVAMENTE. EU ACREDITO NISSO: OH YEAH! MEU PAI ME DISSE E, AGORA HÁ PROVA CIENTÍFICA PARA AQUELES QUE NÃO ACREDITAM: OS COHANIM (SACERDOTES) LEMBA POSSUEM GENE EM SEU CROMOSSOMO Y (A PARTIR DE TRABALHO REALIZADO POR JENKINS E SPURGLE –  WITS UNIVERSITY).

MAPAS ANTIGOS DA TERRA SANTA JÁ REVELARAM QUE HAVIA UM LUGAR CHAMADO CAMINHO DE VOLTA LEMBA, O QUE NOS TRAZ PARA A MINHA GERAÇÃO! MUITO LEGAL E INTERESSANTE HUH?!

1) CREMOS EM UM SÓ DEUS NWALI. ELE É O CRIADOR DE TODAS AS COISAS. COM O TEMPO, DEVIDO A CERTAS CIRCUNSTÂNCIAS, ALGUNS LEMBAS FORAM BATIZADOS COMO CRISTÃOS.

2) UM DIA POR SEMANA É CONSIDERADO SANTO: NESTE DIA NÓS LOUVAMOS NWALI E AGRADECEMOS A ELE POR CUIDAR DE NÓS. ENSINAMOS NOSSOS FILHOS A HONRAR SUAS MÃES E PAIS.

3) CIRCUNCISÃO: NÓS CIRCUNCIDAMOS TODOS OS NOSSOS MACHOS. COSTUMAVA SER FEITO EM CASA POR ANCIÃOS ESCOLHIDOS. O MACHO É CIRCUNCIDADO NA IDADE DE 8 ANOS (TEMOS DESAPRENDIDO AO LONGO DO TEMPO?) HOJE EM DIA, ALGUNS O FAZEM NOS HOSPITAIS. HÁ UM MOVIMENTO FORTE PARA VOLTAR A FAZER ISSO EM CASA.

4) AS LEIS DIETÉTICAS: NÓS NÃO COMEMOS CARNE DE PORCO OU DE QUALQUER DAS CRIATURAS PROIBIDAS PELO “ANTIGO TESTAMENTO”. TEMOS OS NOSSOS ANIMAIS ABATIDOS POR PESSOAS DESIGNADAS. NUNCA MISTURAMOS LEITE (E DERIVADOS COMO O QUEIJO) E CARNE EM NOSSO REGIME ALIMENTAR. LAVAMOS NOSSAS MÃOS ANTES DE MANIPULAR ALIMENTOS OU UTENSÍLIOS DE COZINHA E AGRADECEMOS NWALI ANTES DE COMER.

5) CALENDÁRIO: NÓS COSTUMAMOS NOS ORIENTAR PELO TEMPO (DIA, MÊS E ANO) OBSERVANDO A LUA. TODO MUNDO TEM UM CALENDÁRIO DE HOJE EM DIA.

6) ENTERRO: TEMOS RITUAIS DE SEPULTAMENTO ESPECIAL. NOSSOS TÚMULOS SÃO CAVADOS COM UMA PRATELEIRA NO LADO ONDE O CORPO É COLOCADO. A CABEÇA DEVE SEMPRE ESTAR FACE NORTE DE ONDE VIERAM. HOJE, COLOCAMOS LÁPIDES COM UMA ESTRELA DE DAVID SOBRE ELES.

7) LEMBAS SÃO ENCORAJADOS A SE CASAR COM OUTROS LEMBAS. UMA MULHER LEMBA NÃO PODE SER INSTRUÍDA NOS CAMINHOS DO LEMBAS SÓ PORQUE ELA VAI SE CASAR COM UM. ELA TEM QUE APRENDER AS LEIS RELIGIOSAS, LEIS DIETÉTICAS, ETC. ELA NÃO PRECISA TRAZER NENHUM UTENSÍLIO DE COZINHA DE SUA CASA DE SOLTEIRA PARA SUA NOVA CASA LEMBA. E ELA EDUCA SEUS FILHOS DE ACORDO COM A TRADIÇÃO LEMBA.ÀS VEZES, ELA É CONVIDADA A RASPAR A CABEÇA ANTES DE SER ADMITIDO PARA A CASA LEMBA. HÁ CERCA DE 70 MIL DE NÓS NA ÁFRICA OCIDENTAL.  SABEMOS QUEM SOMOS. SERIA GRANDE SE NÓS RETORNAMOS PARA A COMUNIDADE JUDAICA GLOBAL. MESMO QUE TENHAMOS SALVAGUARDADO NOSSAS TRADIÇÕES POR TODO ESSE TEMPO, NÃO QUEREMOS ARRISCAR PERDÊ-LOS. NÓS TODOS NOS REUNIMOS UMA VEZ POR ANO PARA UMA CONFERÊNCIA CULTURAL ACIMA DA PROVÍNCIA DO NORTE. ESTAMOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM TEMPLO, E ESPEREMOS CRIAR UM CENTRO DE CONFERÊNCIAS. UM DE NÓS QUE POSSUI UMA FAZENDA QUER ESTABELECER UM KIBUTZ NA FAZENDA. PRETENDEMOS TRAZER PESSOAS PARA NOS ENSINAR HEBRAICO, NOS ENSINAR SOBRE A TORAH… NOS ENSINAR O QUE FOI PERDIDO AO LONGO DE 2500 ANOS EM QUE FOMOS SEPARADOS DO CORPO PRINCIPAL DO HEBREWISMO. ESTAMOS RECEBENDO AJUDA, APOIO E INCENTIVO EM NOSSO PROJETO DE ALGUMAS PESSOAS BOAS, COMO RUFINA MAUSENBAUM, SHIMON DR WAPNICK, JACK DR ZELLER E YAACOV LEVI, QUE EM BREVE SE JUNTARÃO A NÓS COMO NOSSOS PROFESSORS. ESTAS PESSOAS, JUNTAMENTE COM ORGANIZAÇÕES COMO KULANU ESTÃO NA VANGUARDA COLETANDO LIVROS E SIDDURIM.

MUITOS ESTUDIOSOS JÁ TINHAM CONHECIMENTO DA CULTURA BÍBLICA, ENCONTRADA EM TODO O CONTINENTE AFRICANO, MAS ELES NUNCA FIZERAM A LIGAÇÃO ENTRA AS MALDIÇÕES E PROFECIAS DE DEVARIM/DEUTERONÔMIO 28 E VAYIKRAH/LEVÍTICO 26, ENTRETANTO, ELAS SE ENCAIXAM PERFEITAMENTE. SE ELES CONHECESSEM TODOS OS MISTÉRIOS SOBRE OS HEBREUS BÍBLICOS, TUDO FICARIA MAIS CLARO.

É FATO CONHECIDO QUE DESDE A ÉPOCA DO TRÁFICO NEGREIRO, TODOS OS POVOS DA COSTA OCIDENTAL DA ÁFRICA ERAM HEBREUS. OS PRIMEIROS MISSIONÁRIOS CRISTÃOS, QUE DEIXARAM PORTUGAL E FORAM PARA A ÁFRICA OCIDENTAL TINHAM QUE TER CONHECIMENTO DE ARAMAICO E HEBRAICO. O ARAMAICO É UM IDIOMA SEMELHANTE AO HEBRAICO. ALGUNS DIZEM QUE FOI FALADO PELOS HEBREUS A PARTIT DO PRIMEIRO SÉCULO DA ERA COMUM, MAS EM TEMPOS MAIS ANTIGOS, ANTES MESMO DE FALAR O HEBRAICO, OS HEBREUS JÁ FALAVAM, NÃO ESTE ARAMAICO QUE CONHECEMOS HOJE, COM INFLUÊNCIA DA BABILÔNIA, MAS UM ARAMAICO MAIS PURO. EM 1.500, SIR JOHN HAWKINS, UM COMERCIANTE DE ESCRAVOS INGLÊS, SE COMUNICAVA COM SEUS CATIVOS, QUE MAIS TARDE SE TORNARAM ESCRAVOS, NA LÍNGUA HEBRAICA. NA VERDADE, QUANDO ELE VEIO PELA PRIMEIRA VEZ PARA A COSTA DA ÁFRICA OCIDENTAL, A PRIMEIRA COISA QUE ELE DISSE AO POVO FOI SHALOM, UMA PALAVRA HEBRAICA QUE SIGNIFICA PLENA PAZ.

OS ESCRAVAGISTAS SABIAM QUEM OS ESCRAVOS ERAM DE FATO. ESTE FOI UM DOS MOTIVOS PELOS QUAIS ELES MUDARAM TODA A NOSSA CULTURA, CRENÇA E HISTÓRIA. SERIA IMPOSSÍVEL NOS MANTER COMO ESCRAVOS E NOS TRATAR DESUMANAMENTE E AINDA OBTEREM ALTOS PREÇOS PELAS NOSSAS ESCRITURAS SEM OCULTAR A NOSSA VERDADEIRA IDENTIDADE.

ENQUANTO OS ESCRAVOS TRABALHAVAM NAS PLANTAÇÕES (ISSO DESDE ANTES DO SOL NASCER ATÉ DEPOIS DO SOL SE PÔR), ELES CANTAVAM CANÇÕES QUE AGORA SÃO CONHECIDOS COMO NEGROS ESPIRITUAIS.

NESTAS CANÇÕES ELES MENCIONAVAM MOSHEH (MOISÉS), YERUSHALEM (JERUSALÉM), KENA’AN (CANAÃ), YAH E A TERRA DE YISRAEL.

REPARE QUE ELES NUNCA MENCIONARAM O NOME DE YESHUA / YAHUSHUA PORQUE NUNCA O CONHECERAM. ELE NÃO PASSA DE UMA FARSA INSERIDA NO NOVO TESTAMENTO, QUE É UM LIVRO ESCRITO PELOS JUDEUS, BASEADO NA MITOLOGIA DE ANTIGAS CIVILIZAÇÕES PAGÃS, SEM INSPIRAÇÃO DE YAH. ELE CONTRADIZ TOTALMENTE O LIVRO DAS MEMÓRIAS (ERRONEAMENTE CHAMADO DE ANTIGO TESTAMENTO) E A ÚNICA SEMELHANÇA SÃO ALGUNS VERSOS QUE ELES TENTAM CONECTAR COM AS PROFECIAS PARA VALIDAR SUAS MENTIRAS, MAS O FAZEM MUITO MAL, POIS NÃO LEVAM EM CONTA O CONTEXTO E O TEMPO NO QUAL ESSAS PROFECIAS FORAM ESCRITAS.

NAS PLANTAÇÕES, OS ESCRAVOS CANTAVAM CANÇÕES QUE FALAVAM DE YAH, DE YERUSHALEM (JERUSALÉM), DA TERRA DE YISRAEL, DO CATIVEIRO NA BABILÔNIA, DE KENA’AN (CANAÃ) E DE MOSHEH (MOISÉS), ANTES DOS SENHORES DE ESCRAVOS INTRODUZI-LAS EM SEUS LIVROS DE CÂNTICOS DA KJV OU OUTROS DO CRISTIANISMO. SE OS ESCRAVOS NÃO ERAM ISRAELITAS, COMO É QUE ELES TINHAM CONHECIMENTO DESTAS CANÇÕES COM TEMAS BÍBLICOS? QUANDO FOMOS TRAZIDOS PARA AS AMÉRICAS, OS SENHORES DE ESCRAVOS NEM ACHAVAM CABÍVEL NOS ENSINAR O CRISTIANISMO PORQUE, SE ELES O FIZESSEM, TERIAM QUE RECONHECER QUE ÉRAMOS SERES HUMANOS, E QUE ERA ALGO QUE ELES NÃO PODIAM FAZER. APÓS ALGUM TEMPO, OS SENHORES DE ESCRAVOS DECIDIRAM ENSINAR AO NOSSO POVO ALGUMAS COISAS SOBRE O CRISTIANISMO, MAS ELES SÓ ENSINAVAM SOBRE A BRIT CHADASHA (NOVO TESTAMENTO), ASSIM COMO MUITOS CRISTÃOS CONTINUAM A FAZER HOJE.

OS PROPRIETÁRIOS DE ESCRAVOS PROIBIRAM OS ESCRAVOS DE LER OU OUVIR OS LIVROS DO TANAKH (ANTIGO TESTAMENTO), ASSIM COMO SHEMOTH (ÊXODO) E OUTROS PORQUE ERA A NOSSA HISTÓRIA E ELES QUERIAM QUE ESQUECÊSSEMOS NOSSA HISTÓRIA PARA QUE PERDÊSSEMOS NOSSA IDENTIDADE. ELES QUERIAM QUE NOSSA HISTÓRIA FOSSE APAGADA. MAIS TARDE, QUANDO OS PRIMEIROS ISRAELITAS QUE CHEGARAM AQUI JÁ HAVIAM MORRIDO E OS QUE VIVIAM, NA ÉPOCA, JÁ NÃO TINHAM NOCÃO DE QUEM ERAM, POIS NOSSA HISTÓRIA FOI SENDO ESQUECIDA COM O TEMPO, ELES PERMITIRAM QUE OS ESCRAVOS APRENDESSEM O NOVO TESTAMENTO PORQUE ERA UM LIVRO MENTIROSO, QUE CONTRARIA AS INSTRUÇÕES (TORAH) QUE YAH NOS DEU E NOS INDUZ A IDOLATRAR UM ÍDOLO (YESHUA / YAHUSHUA / JESUS), NOS DESVIANDO TOTALMENTE DE YAH.

MAS AQUELAS PRIMEIRAS “CANÇÕES DE ESCRAVOS” TINHAM MUITO A VER COM O LIVRO DAS MEMÓRIAS (VELHO TESTAMENTO) COMO, POR EXEMPLO,  “LET MY PEOPLE GO” (DEIXA MEU POVO IR), “MY HOME IS OVER JORDAN (MINHA CASA É PRA LÁ DO RIO JORDÃO), “SWING LOW SWEET CHARIOT” E OUTRAS. OS ESCRAVAGISTAS NÃO ENSINAVAM ESSAS CANÇÕES AOS ESCRAVOS. NA VERDADE, EM ALGUMAS REGIÕES, ERA ATÉ PROIBIDO CANTAR AS “CANÇÕES DE ESCRAVOS”, ASSIM COMO ERA PROIBIDO, POR LEI, ENSINAR UM ESCRAVO A ESCREVER E LER, PRINCIPALMENTE AS ESCRITURAS, PORQUE ELES TEMIAM QUE TOCÁSSEMOS EM ALGUMA RAIZ HISTÓRICA SOBRE A NOSSA VERDADEIRA IDENTIDADE. NOSSO POVO CANTAVA SOBRE ALGO QUE LHES ERA MUITO FAMILIAR: A HISTÓRIA DO TANAKH, O LIVRO DAS MEMÓRIAS (ERRONEAMENTE CHAMADO DE VELHO TESTAMENTO), UMA HISTÓRIA QUE SE TORNARA A TRADIÇÃO ORAL PASSADA DE UMA A OUTRA GERAÇÃO.

A “CANÇÃO DE ESCRAVOS” MUITO CONHECIDA CHAMADA KUMBA YAH É HEBRAICA E SIGNIFICA  “VENHA AQUI YAH” OU “PASSE POR AQUI YAH”.

YAH É UMA FORMA ABREVIADA DO NOME DO CRIADOR EM HEBRAICO (יהוה = YHWH = YAHUH). O LIVRO DE TEHILIM (SALMOS) CONTÉM MUITOS VERSOS ONDE O CRIADOR É CHAMADO PELA FORMA POÉTICA YAH. SE OS ESCRAVOS NÃO ERAM HEBREUS, ENTÃO, COMO É QUE ELES SABIAM SOBRE YAH, MOSHEH (MOISÉS), RIO JORDÃO, KENA’AN (CANAÃ), YERUSHALEM (JERUSALÉM), YISRAEL, O CATIVEIRO NA BABILÔNIA E TODOS OS OUTROS TEMAS HEBREUS SE ELES NÃO PODIAM LER OU OUVIR NADA REFERENTE À BÍBLIA, MUITO MENOS SOBRE AS ESCRITURAS SAGRADAS HEBRAICAS?

ABAIXO, MAIS UMA “CANÇÃO DE ESCRAVOS” – LET MY PEOPLE GO (GO DOWN MOSES) “DEIXE MEU POVO IR”:

OUTRA CONHECIDA “CANÇÃO DE ESCRAVOS” É MY HOME IS OVER JORDAN (DEEP RIVER) “MINHA CASA É PRA LÁ DO JORDÃO”:

SE VOCÊ LER QUALQUER LIVRO SOBRE A ESCRAVIDÃO NOS ESTADOS UNIDOS, VOCÊ VAI VER QUE OS ESCRAVOS NÃO CHAMAVAM SEUS SENHORES MÁSTER (MESTRE) E SIM DE MASSA. FOMOS ENSINADOS QUE OS ESCRAVOS FALAVAM UM INGLÊS QUEBRADO E QUE POR ISSO, ELES PRONUNCIAVAM MASSA AO INVÉS DE MÁSTER. ISSO NÃO É TODA A VERDADE. MASSA É UMA PALAVRA HEBRAICA QUE SIGNIFICA FARDO / OPRESSOR (DICIONÁRIO STRONG, CONCORDÂNCIA 4853, 4854). AQUELES SENHORES DE ESCRAVOS COLOCAVAM FARDOS PESADOS SOBRE OS HEBREUS, POR ISSO OS ESCRAVOS OS CHAMAVAM DE MASSA. ESTA SIM É A GRANDE VERDADE.

MUITOS CRISTÃOS TAMBÉM FICARAM SURPRESOS AO SABER QUE ESSES CHAMADOS “SELVAGENS ÍMPIOS” AGUARDAVAM UM MESSIAS, MUITO ANTES DA CHEGADA DOS PRIMEIROS MISSIONÁRIOS EUROPEUS. ELES NÃO AGUARDAVAM JESUS / YESHUA / YAHUSHUA E SIM O VERDADEIRO MASHIYACH DE YISRAEL, QUE CONTINUAMOS AGUARDANDO E QUE VIRÁ, EM BREVE, PARA CUMPRIR TODAS AS PROFECIAS REFERENTES A ELE, COISA QUE O ÍDOLO PAGÃO YESHUA / YAHUSHUA / JESUS DOS CRISTÃOS E MESSIÂNICOS NÃO FEZ.

PARA SER O MASHIYACH QUE YISRAEL AGUARDA, É NECESSÁRIO PREENCHER OS SEGUINTES REQUISITOS:

1) SER DESCENDENTE CARNAL DO REI DAVID. ELE PODE CUMPRIR VÁRIAS PROFECIAS, MAS SE NÃO FOR DESCENDENTE DO REI DAVID, JAMAIS POERÁ HERDAR SEU TRONO (2 SAMUEL 7:12);

2) SER CHAMADO “YAH JUSTIÇA NOSSA” (JEREMIAS 23:5-6);

3) REUNIR TODAS AS TRIBOS DE YISRAEL  – O REINO DO NORTE E O REINO DO SUL;

4) CONSTRUIR O TEMPLO DE YAH, EM YERUSHALEM (2 SAMUEL 7:13);

5) PURIFICAR OS LEVITAS PARA QUE POSSAM OFERECER OS SACRIFÍCIOS ACEITÁVEIS DIANTE DE YAH;

6) ESTABELECER A JUSTIÇA (LEI DE YAH) E A PAZ NA TERRA (ISAÍAS 9:7);

7) CUMPRIR TODAS AS PROFECIAS RELATIVAS A ELE.

YESHUA / YAHUSHUA / JESUS NÃO PREENCHE NENHUM DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA QUE SEJA O MASHIYACH QUE AGUARDAMOS. ELE É UM AVATAR, UM PERSONAGEM MITOLÓGICO, UM ÍDOLO CRIADO POR HOMENS PARA MANIPULAR PESSOAS SEM CAPACIDADE DE DISCERNIMENTO, QUE NÃO TÊM ENTENDIMENTO DA ORDEM NATURAL E LÓGICA DAS COISAS.

EU ESPERO QUE VOCÊ TENHA SIDO ABENÇOADO COM A COMPREENSÃO DESTAS COISAS QUE EU APRESENTEI. DE MANEIRA NENHUMA ESTAMOS DISTORCENDO AS ESCRITURAS E NEM SOMOS RACISTAS. ESTA É UMA VERDADE QUE HÁ MUITO TEMPO FICOU OCULTA E QUE FOI ESQUECIDA. ALGUNS DE VOCÊS QUE LÊEM ESTE TEXTO PELA PRIMEIRA VEZ, ESTÃO RECEBENDO INFORMAÇÕES QUE VOCÊS NUNCA TINHAM OUVIDO ANTES.

E AGORA QUE VOCÊ TOMOU CONHECIMENTO DESTA VERDADE, O QUE VOCÊ VAI FAZER COM ELA? NÃO ESTOU FORÇANDO NADA A NINGUÉM. VOCÊ PODE REJEITÁ-LA OU ACEITÁ-LA. VOCÊ PODE ACEITAR A VERDADE OU CONTINUAR NA MENTIRA. A ESCOLHA É SUA… MAS O FATO É QUE VOCÊ NÃO PODE DIZER QUE NÃO RECEBEU ESTA INFORMAÇÃO.

LEMBRE-SE: HÁ PESSOAS MUITO MÁS, HOMENS RICOS E PODEROSOS QUE QUEREM DOMINAR A TERRA. ESTES HOMENS SABEM QUE A TERRA PERTENCE A YAH E ELES SABEM QUE YAH TEM UM POVO ESCOLHIDO E QUE ESSE POVO HERDOU A TERRA.

ELES SABEM QUE YAH PROMETEU O MUNDO AO SEU POVO. ESTES HOMENS ÍMPIOS PODEROSOS SABEM QUE, PARA QUE ELES POSSAM GOVERNAR, ANTES ELES PRECISAM SE LIVRAR DOS HERDEIROS (ISRAELITAS). ESSES HOMENS MAUS SABEM QUE OS ISRAELITAS SÃO NEGROS DE PELE, MAS DESDE QUE YISRAEL ESTÁ ESPALHADO AOS QUATRO CANTOS, É DIFÍCIL, PARA ELES, NOS IDENTIFICAR. ENTÃO, O QUE ELES FAZEM É COLOCAR EM PRÁTICA UM PLANO DE GENOCÍDIO GLOBAL PARA SE LIVRAR DE TODAS AS PESSOAS DE PELE NEGRA, O QUE IRÁ INCLUIR OS ISRAELITAS.

ISSO É MUITO PARECIDO COM O PLANO DO FARAÓ DURANTE O NASCIMENTO DE MOSHEH (MOISÉS). ELE CONDENOU TODAS AS CRIANÇAS HEBRÁIAS DO SEXO MASCULINO À MORTE. DESDE QUE ELE NÃO TINHA CERTEZA ABSOLUTA DE QUAL CRIANÇA ERA MOSHEH (MOISÉS), ELE PENSOU QUE, NO PROCESSO DE MATAR A TODOS, ELE MATARIA TAMBÉM O MASHIYACH. A MESMA COISA ESTÁ ACONTECENDO CONTRA OS DESCENDENTES DE YISRAEL, HOJE.

A MESMA COISA ACONTECE COM A ELITE. ELES SABEM QUE A ÚNICA COISA QUE ESTÁ REALMENTE EM SEU CAMINHO É UM ISRAELITA, QUE TERÁ O AMOR E O FAVOR DO PAI AO SEU LADO. E DEVEM UTILIZAR TODO E QUALQUER MEIO PARA IMPEDI-LO.

MAS AS ESCRITURAS DIZEM QUE ELES FALHARÃO.

POR YAH, JUSTIÇA NOSSA, YERUSHALEM E A SEMENTE KODESH.

BENDITO SEJA YAH, O CRIADOR, REI E ÚNICO SALVADOR DE YISRAEL E DAS NAÇÕES!

TODA HONRA SEJA DADA A YAH!

CONTINUE COMIGO NA PARTE 6 – CARACTERÍSTICAS DE YISRAEL, E CONFIRA AS CARACTERÍSTICAS QUE IDENTIFICAM O POVO ESCOLHIDO DE YAH.

Fonte: http://www.hebrewisraelites.org

Tradução: Hadassah Yahshurun (https://hebreuisraelita.wordpress.com) e (http://yahshurun.blogspot.com).

SHALOM 001

HADASSAH YASHURUN (https://hebreuisraelita.wordpress.com) e (http://yahshurun.blogspot.com)

hebreuisraelita.wordpress.com © Copyright 2012-2014, Todos os direitos reservados.

CONTATOS:

E-MAIL (NOVO)hadassahyashurun@gmail.com

PÁGINA HEBREU ISRAELITA NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/#!/pages/Hebreu-Israelita/273866006006910?sk=wall

GRUPO HEBREU ISRAELITA NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn#!/groups/hebreuisraelita/

PERFIL FACEBOOK: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100003341748660

MSN / SKYPE (NOVO)hadassahyashurun@live.com

WINDOWS LIVE: https://profile.live.com/P.mvc#!/cid-01fa289596dc9951/

MULTIPLY – http://hebreuisraelita.multiply.com/

MYSPACE: http://www.myspace.com/hebreuisraelita

LINKEDIN: http://www.linkedin.com/profile/view?id=160692766&authType=name&authToken=wvsW&trk=api*a109615*s118149**

YOUTUBE: http://www.youtube.com/user/OHEBREUISRAELITA  

YOUTUBE (NOVO):http://www.youtube.com/user/OHEBREUISRAELITA2

YOUTUBE: http://www.youtube.com/user/IVRIMYAHSHURUN  

DAILYMOTION: http://www.dailymotion.com/HEBREUISRAELITA

 

Anúncios

2 Responses to “HEBREWISMO DA ÁFRICA”


  1. Que Esta Grande Verdade Bíblica, ” Venha à Tona ” Nos Quatro Cantos da Terra. Shalom Adonai! ( Apóstolo Haroldo Costa )


  2. […] OS BEIT YISRAYL TAMBÉM DIZEM QUE SÃO DA TRIBO DE DÃ. VOCÊ PODERÁ LER MAIS SOBRE BETA YISRAYL NA PÁGINA “HEBREWISMO DA ÁFRICA“. […]


Comente

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Vibrar Amor, Alegria, Paz e Iluminação

Neurociência, Física Quântica, Noética, Lei da Atração, Treinamento Cerebral e Desenvolvimento Pessoal

Yahshurun

Despertanto a Nação Eleita de Yah

CANAL DESCUBRA

TUDO QUE O SISTEMA ESCONDE E A MÍDIA NÃO DIVULGA VOCÊ DESCOBRE AQUI.

%d blogueiros gostam disto: